Como Aconteceu
Nesta semana, sem mais nem menos, estava na garagem do meu trabalho e a lâmpada esquerda de farol baixo queimou. Não dava pra usar o modo lanterna, outra lâmpada (luz mais fraca - W5W), porque já estava à noite, tampouco o farol alto, porque estava em trajeto iluminado e na cidade. Logo, tive que trafegar com um farol apenas.
Vamos por partes: poderia ser o fusível?
Como no post anterior a este expliquei, não se tratava de fusível, pois, ao mesmo tempo, o farol alto esquerdo ainda funcionava.
Para esclarecer, existem dois filamentos na mesma lâmpada. Um dos filamentos é "farol alto" e o outro é "farol baixo".
Para esclarecer, existem dois filamentos na mesma lâmpada. Um dos filamentos é "farol alto" e o outro é "farol baixo".
Apenas um dos filamentos encontrava-se rompido (farol baixo). O farol alto funcionava normalmente (filamento completo ao lado).
Filamento rompido, farol baixo (ao lado)
Mãos à obra: Como trocar no conforto do lar
Mãos à obra: Como trocar no conforto do lar
Na versão impressa de Janeiro de 2012 do Manual do Carro - Nissan March, página 8-29 e 8-30, consta o passo a passo que ilustro a seguir.
Deste ponto em diante, tome cuidado com os procedimentos a serem efetuados. Em caso de dúvidas, consulte o Manual do Carro - Nissan March. Não me responsabilizo por erros de procedimento no carro que estiver manuseando.
1) Qual o tipo de lâmpada que devo substituir?
Se for a lanterna dianteira (luz mais fraca) o código da lâmpada é W5W e a potência é 5 W.
Se for, como no meu caso, o farol baixo/alto é a lâmpada halogena de código H4 e a potência é 55/60W e tensão de 12V. Veja que esta lâmpada é "duas em uma". Dependendo da alimentação elétrica que é fornecida, um dos filamentos é aceso, proporcionando menor ou maior luminosidade. Por isso a potência pode ser 55W (farol baixo) ou 60W (farol alto).
Confira sempre no manual do carro Nissan March para confirmar se as especificações acima não mudaram.
Comprei uma lâmpada H4 da marca Philips(R)
2) Tome cuidado! Muito importante: ao manusear uma lâmpada, não encoste no bulbo (vidro) com as mãos, pois a gordura / ácido úrico dos dedos diminui consideravelmente a vida útil da lâmpada. Evite passar muito tempo sem uma lâmpada no orifício do conjunto do farol, pois pode entrar poeira, umidade, sujeira que pode afetar a luminosidade e vida útil do conjunto.
3) Abra o capô do March.
4) Desconecte o pólo negativo da bateria.
5) Localize uma peça de borracha atrás do conjunto do farol do March. No meio deve haver uma peça (plug) de plástico.
6) Desconecte o plug. No manual não fala, mas segure firmemente e, com jeito e não com força bruta, vá puxando cuidadosamente o plug para a parte traseira do carro. Toda a parte de plástico sai dos conectores da base da lâmpada.
7) Retire a capa de borracha.
8) Pressione e desencaixe o pino de retenção. Pressione as duas extremidades do pino de retenção para dentro (movimento 1) e abaixe o pino (movimento 2) - vide segunda figura abaixo.
Pino de retenção abaixado
Ao baixar o pino de retenção, as travas deste pino, internas ao conjunto do farol, saem de dentro.
9) Remova a lâmpada queimada e coloque a nova, tomando cuidado para não tocar no bulbo (vidro) da lâmpada.
Existem três guias na base da lâmpada (acima dos três conectores elétricos), veja e direcione elas para o perfeito encaixe no conjunto do farol do March.
10) Recoloque o retentor, a capa de borracha e o plug.
11) Reconecte o polo negativo da bateria.
Enfim trocada!!
Ao final do procedimento, fiz o teste de funcionamento do conjunto de faróis e estava funcionando perfeitamente.
Comprei a lâmpada na Braskape - Rua Guararapes, 1696 - CEP: 04561-003, São Paulo, SP. Fui bem atendido e o preço estava dentro da média praticada na Internet. Havia disponibilidade para a Philips H4 normal (amarela), bem como a Philips H4 Xtreme Vision que não optei por não ter interesse em investir.
Vale ressaltar que a Xtreme é legalizada pela Contran e possui alcance até 2x maior que as de fábrica, além de não sobrecarregar o sistema elétrico do carro.
No dia 17/10/2015, o preço de uma H4 normal (amarela) era de R$ 12,50 e da H4 Xtreme Vision (kit com duas) era de R$ 119,00.
Fico me perguntando o quanto gastaria se tivesse levado à Concessionária Nissan. No mínimo, estimo de R$ 150,00 a R$ 200,00 (incluindo mão de obra) e para instalar a H4 normal. Corrijam-me se estiver errado. Vejam como exemplo, o post do rack de teto.
Enfim, segue abaixo o resultado final -- o farol baixo funcionando como o esperado.
Como observação final, as lâmpadas originais de fábrica do Nissan March 2012/2013 eram Osram. Porém, minha opinião, confio mais na Philips e, provavelmente, é a que escolherei quando a outra halogena queimar.
Disponho-me a responder a perguntas sobre o post, pessoal!
Sayonara! Até mais!
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ResponderExcluirNão é ném nossa gordura, o ácido úrico de nossas mãos age com o vidro deteriorando com o tempo, pois não será mais limpo nem lavado dentro do farol.
ResponderExcluirObrigado pela explicação, Helison.
ExcluirOlá Lukas. A aproximadamente 1 ano acompanho seu blog relatando sua experiência com seu March. Também sou um feliz proprietário, porém de um New March SL 14/15. Comprei este carro muito pelo que vi aqui postado em seu blog e tenho de ser muito sincero. Um carro excelente!
ResponderExcluirAproveitando, uma dica para o leitor, a troca da lâmpada H4 é bem tranquila porém, a famosa "pingo", w5w, o bicho pega!
No manual não explica exatamente como fazê-lo mas ela é bem presa e para sua remoção, deve-se girar um pouco seu corpo, sem dizer que seu acesso também é bem prejudicado. Porém fica a dica, este detalhe não está presente no manual.
Meus parabéns, excelente blog e muito bonito seu carro!
Muito Obrigado pelos elogios ao blog e ao meu carro.
ExcluirEstou precisando trocar os limpadores do meu carro e, muito provavelmente, teremos uma próxima matéria sobre isso.
É um carro confiável e esperto nas retomadas, além de leve e ter a manutenção de carro popular.
Continue visitando e pode pedir sugestão de matérias. Essa mesma do pingo é uma que farei, com certeza.
Abraço
Localizei um procedimento para a troca do "pingo" (W5W), similar à troca da luz de direção (abaixo).
ExcluirExiste um procedimento muito mal documentado na página 8-30 do Manual do Carro - impressão de Janeiro de 2012.
Veja que o nome técnico que o manual dá é "Lanterna Dianteira". Realize os passos A e B.
Somente localizei o vídeo do link abaixo. Os passos são de troca da luz de direção e acredito que possam ser adaptados para a troca do "pingo" (lâmpada W5W), pois ambas as luzes tem soquete de rosca. Clique no vídeo "Remove The Bulb":
https://www.carcarekiosk.com/video/2008_Nissan_Versa_S_1.8L_4_Cyl._Sedan/lights/parking_light
* Veja se é esta luz mesmo que deve ser trocada ao acionar o farolete (lanterna) antes de iniciar a troca.
Parabéns pelo Blog! Dou um novo proprietário de um New March, com o My APP, q é um kit multimídia. Gostaria de saber como desbloquea-lo?!?!? Se puder ajudar, ficarei muito grato!
ResponderExcluirOi amigo, tenho um march sv 1.6 11/12 e meus faróis estão um pouco fora de regulagem, tem algum tutorial sobre isso ou alguma loja especializada que faça o serviço??
ResponderExcluirExistem sites que explicam uma forma de regular em casa:
Excluir1) Jocar - não explica a distância do carro para a parede, mas possui esquema
https://www.jocar.com.br/Acao.aspx?AC=77
2) Carplace - não possui esquema, mas especifica a distância mínima da parede
http://carplace.uol.com.br/dica-especialista-ensina-como-regular-os-farois-do-carro/
Este é outro site, bem explicativo:
ResponderExcluirhttp://carpointnews.blogspot.com.br/2011/12/regule-os-farois-em-casa-e-de-graca.html
Troquei recentemente na Nissan da Giovanni Gronchi e me cobraram 40 reais.
ResponderExcluirLincoln, se você tem Porto Seguro Auto, a troca e alinhamento dos faróis são gratuitos.
ExcluirNissan Versa, 60 reais na concessionária, mas preferi trocar por conta, não foi fácil no versa, muito apertado para mexer, mas é idêntico o procedimento.
ResponderExcluirSe você tem Porto Seguro Auto, a troca e alinhamento dos faróis são gratuitos. Mas confesso que gosto de fazer por mim mesmo.
ExcluirVc tem algum tutorial de como trocar a lampada do farolete?
ResponderExcluirFelipe,
ExcluirInfelizmente não possuo, pois mexo no meu carro por hobby e na medida que forem pedindo. Fico te devendo por enquanto, mas recomendo que veja como trocar na página 8-30 do Manual do Carro - impressão de Janeiro de 2012.
Veja que o nome técnico que o manual dá é "Lanterna Dianteira". Realize os passos A e B.
Somente localizei o vídeo do link abaixo. Os passos são de troca da luz de direção e acredito que possam ser adaptados para a troca do farolete (lâmpada W5W), pois ambas as luzes tem soquete de rosca. Clique no vídeo "Remove The Bulb":
https://www.carcarekiosk.com/video/2008_Nissan_Versa_S_1.8L_4_Cyl._Sedan/lights/parking_light
* Veja se é esta luz mesmo que deve ser trocada, acione o farolete (lanterna) antes de iniciar a troca.
Boa noite, com seu post consegui trocar neste instante a lâmpada farol alto/baixo H4, parabéns pelas excelente s dicas, foi muito fácil e rápido.
ResponderExcluirObrigado, Henaldo!
ExcluirFique à vontade também para voltar sempre e, eventualmente, sugerir novos assuntos.
Bom dia,
ResponderExcluirFiz a troca das lâmpadas e notei uma grande diminuição da luminosidade, não mudei o modelo delas é tbm não toquei no bulbo.
O que pode ter acontecido?
Parabéns pelo Blog.
Bom dia, Fabiano
ExcluirMuito Obrigado!
Eu começaria pelo óbvio, verificaria a conexão dos pólos do conector atrás das lâmpadas. A baixa luminosidade ocorre com o Farol Alto e com o Farol Baixo?
Qual o fabricante e modelo?
O pólo negativo da bateria foi desconectado no início e reconectado ao final? Como está a carga da bateria?
Fora isso, se não resolver, recomendo que você consulte um auto elétrico de confiança, nem que seja somente por telefone para um checkup completo.
Por favor, resolvendo, nos retorne com o que achou de errado.
O farol alto está funcionando normalmente, esqueci de desconectar o cabo da bateria durante a troca :(
ExcluirEntão... não sei mais onde poderia ver.
ExcluirEu tentaria, por derradeiro, trocar uma das lâmpadas, tomando o cuidado de seguir todos os passos, e ver se está OK, validando todo o circuito elétrico entre a bateria e a lâmpada.
Caso não esteja OK, iria para um auto elétrico checar todo o circuito, haja vista que a bateria estava conectada no pólo negativo (carroceria do carro) no momento da troca.
Excelente, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirObrigado, por favor, fique à vontade para fazer críticas e sugestões.
ExcluirA minha lâmpada H4 do lado esquerdo queimou essa semana... achei estranho pois meu carro anterior (Symbol) elas não queimaram durante os 5 anos de uso (aos quais estive 3 anos com ele) eram da marca Osram também que é uma das melhores do segmento junto de Philips, Hella, GE, Hella (optei por essa marca) e Magneti Marelli. Só fique atento que essas lâmpadas standard duram por volta de 400h enquanto que modelos com melhor desempenho (Philips Xtreme Vision e Osram Night Breaker que são as melhores disparadas) duram somente 150h.
ResponderExcluirFelipe,
ExcluirObrigado pelas informações, porém tenho que discordar da sua segunda parte.
Verificando a durabilidade das lâmpadas halógenas com maior iluminação, esta é igual, no caso da Philips, ou menor no caso da Osram, a das lâmpadas convencionais:
1) Philips Xtreme Vision: http://www.philips.com.br/c-p/22109428/x-tremevision-lampadas-para-farois-automotivos/especificacoes
Código do Pedido: 22109428
450h
2) Osram Night Breaker: http://www.osram.com.br/osram_br/produtos/lampadas/iluminacao-do-veiculo-e-bicicleta/carros/lampadas-halogenas/night-breaker-unlimited/index.jsp
Modelo: NIGHT BREAKER UNLIMITED 64193NBU
Tc: 160h / 500h
Mais um ponto a favor da Philips e contra a Osram, infelizmente.
Como trocar a lampada w5w do Nissan match? Estou tendo uma dificuldade grande pra tirar o cabo com encaixe que existe hj
ResponderExcluirOlá,
ExcluirDesculpa a demora em responder, posso verificar como troca e colocar no blog posteriormente. Já estou deixando anotado!
Abraço
Bom dia, qual o procedimento pra trocar a lâmpada da lanterna dianteira? Meu march é 13/14
ResponderExcluirCamila, vou verificar e escrevo um artigo.
ExcluirEstou devendo novos artigos, mas, em breve, devo postar.
Boa noite! Estava com problemas para fazer a trocar da lâmpada também, mexi e mexi até que consegui. Para ficar fácil para trocar a lâmpada, você desconecta o interruptor do farol, você terá mais espaço para movimentar a mão, se for a lâmpada do lado direito, faça um pouco de força sentido o motor e se for a esquerda o movimento para o lado de fora. Depois fica fácil.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirBom que conseguiu trocar por si. Qualquer dúvida, estou por aqui.
Até mais
Queria só agradecer e parabenizar a excelente disposição em ajudar,boa e muito bacana iniciativa! Paz e bem!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo elogio! A ideia deste blog é compartilhar descobertas e aprender com os leitores.
ExcluirEsteja à vontade para sugerir matérias também.
Estou com dificuldade pra trocar a lampada dianteira w5w. Alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirNão só pelo seu documentário e fotos, mas seu procedimento merece nota 10
ResponderExcluirObrigadão.
me ajudou demais na hora de trocar os meus materiais eletricos zona norte SP, obrigada mesmo
ResponderExcluirO plugin precisa desconectar as presilhas ou é só puxar?
ResponderExcluirAcabei de trocar a lâmpada de meu march e o plug não tem presilhas, tem que ir puxando para fora com jeito (desencaixando com movimentos lentos para cima e para baixo e puxando aom mesmo tempo). Após o desencaixe, quando retira a borracha de vedação, é que vc consegue ver as abraçadeiras que seguram a lâmpada, somente soltar e trocar a Lâmpada.
ExcluirMuito top a informação
ResponderExcluirMuito útil. Facilitou muito a troca da lâmpada do meu March. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirexcelente explicativo! Parabéns!!!
ResponderExcluirSua explicação foi muito boa.Bem detalhada.Parabéns!
ResponderExcluirTenho march 2014 e não consigo tirar a lâmpada do farol de milha lado do motorista
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