Abastecer corretamente e ter uma preocupação maior a respeito, evita que o proprietário tenha algum prejuízo futuro. Porque, se o carro fosse um ser vivo, o combustível seria o sangue que dá energia.
Da mesma forma que o sangue, o combustível entra em contato com diversas peças do carro. Assim, é grande a preocupação a respeito desse item essencial ao carro.
Combustível do Reservatório de Partida a Frio
A Nissan recomenda usar gasolina aditivada E-20 sem chumbo (proporção 20% etanol e 80% gasolina). As leis brasileiras permitem a proporção máxima de 25% etanol.
Veja que uma proporção maior acarretará uma dificuldade maior na partida, mas não é dito no manual do carro que causará danos ao motor, velas, etc.
A gasolina deve ser aditivada, porque ela conserva suas propriedades por mais tempo, porém recomenda-se não adicionar "aditivos extras", como detergentes, ao reservatório.
Recomenda-se abastecer o reservatório de partida a frio com frequência. Isso porque o reservatório cheio protege as borrachas de vedação, além de contribuir para a renovação do combustível que está lá dentro. A periodicidade de abastecimento depende de quanto álcool é colocado e a temperatura de operação (abaixo de 18oC o consumo é maior).
Alguns modelos de carros japoneses consomem a gasolina do reservatório de partida a frio mesmo quando são abastecidos sempre com gasolina para contribuir com essa renovação.
Gasolina Adulterada
É uma triste realidade brasileira, mas abaixo seguem algumas dicas:
1) Bandeira Conhecida - uma bandeira conhecida não significa que o posto é confiável. Desconfie sempre!
2) Não senti diferenças - o curto prazo é insignificante para sentir os efeitos. A maioria das "dores de cabeça" aparece a médio e longo prazo.
3) Monte seu laboratório - existem dois testes caseiros que "teoricamente" o dono do posto não pode se recusar a se submeter:
a) Teste do copinho - Testa se há solventes na gasolina. Pegue o copo plástico mais fino que encontrar e leve ao posto. Encha-o e espere que o copinho se dissolva em menos de um minuto. Se passar de um minuto, a gasolina possivelmente tem traços de solventes.
ATENÇÃO: é um teste pouco preciso e a espessura do copo pode impactar no resultado. Hoje é mais comum encontrar copos de plástico de 500ml, mais grossos... Evite estes!
b) Teste da proveta - Testa se há mais álcool do que o permitido. Use uma proveta ou um recipiente com indicações a cada 5ml. Misture 50ml de gasolina com 50ml de uma mistura de água e sal.
A gasolina (tom amarelado) fica na parte de cima e o álcool vai ao fundo. O máximo permitido deve ser de 25ml com tolerância para mais ou menos 1ml.
4) No caso de motores Flex, quando for inevitável abastecer em postos duvidosos, prefira sempre o álcool. Isso porque o "batismo" do álcool é comumente feito com água que acarreta apenas perda de potência, ao passo que o da gasolina é feito com solventes altamente prejudiciais ao carro.
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Fontes:
- Página 9-3 do manual do carro Nissan March
- Blog Auto Serviço - http://autoservico.blogspot.com.br/2008/10/como-funciona-partida-frio-no-carro.html
- Quatro Rodas - http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_253970.shtml
- Estadão - http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2003/not20030429p16546.htm
Olá amigo.. Acompanho seu blog diariamente, e gostaria de fazer uma sugestão.. Você poderia se aprofundar no assunto do computador de bordo.. Eu particularmente não sei muito mexer nesse e talz.. É acredito que muita gente tem tenha.. Fica a sugestão! Obrigado!
ResponderExcluirJúnior, ótima sugestão!
ResponderExcluirFarei a próxima matéria a respeito dele.