Hoje, esse foi o assunto de uma matéria do Auto Esporte - TV Globo - e que, por curiosidade, resolvi aplicar ao mundo dos carros populares. O raio de giro é uma das especificações técnicas menos verificadas ao se comprar carros, porém é muito lembrada ao se efetuar uma baliza ou sair de uma vaga na qual deixaram o seu carro "encurralado" na rua, rss
Ele é uma medida prática que depende diretamente da distância entre eixos e do máximo ângulo de esterçamento dos pneus.
Medição técnica: Medido com o volante totalmente esterçado para a direita ou esquerda e andando pra frente até desenhar uma circunferência por completo. A distância do carro para o centro dela é o raio de giro.
Em termos práticos, quanto menor o raio de giro, melhor, pois mais fácil é para se fazer curvas.
Marca/Modelo | Raio de giro (em metros) |
---|---|
Nissan March | 4,5 |
Fiat Novo Uno | 4,9 |
Chevrolet Celta | 4,9 |
Volkswagen Gol | 5,2 |
Ford New Fiesta | 5,25 |
Raio de giro e Estabilidade
O "bumerangue", nome dado às linhas aerodinâmicas do teto do March, permitiu diminuir a espessura da chapa de aço do teto sem, contudo, comprometer a segurança, pois elas reforçam a estrutura.
Diminuir a espessura é sinônimo de diminuir o peso, o que faz com que o centro de gravidade do carro fique mais próximo do chão, aumentando a aderência e melhorando a estabilidade.
Isso faz com que a redução do raio de giro seja uma realidade segura no March. Dessa maneira, é possível realizar curvas mais fechadas em velocidades iguais à da concorrência, sem medo de ver o japonês perder o controle ou capotar na curva.
Mais um ponto positivo para o nosso pequeno samurai.
"Sayonara!" Até a próxima!
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