domingo, 26 de agosto de 2012

Raio de giro - Comparativo

comparativo entre os populares brasileiros e o Nissan March



Hoje, esse foi o assunto de uma matéria do Auto Esporte - TV Globo - e que, por curiosidade, resolvi aplicar ao mundo dos carros populares. O raio de giro é uma das especificações técnicas menos verificadas ao se comprar carros, porém é muito lembrada ao se efetuar uma baliza ou sair de uma vaga na qual deixaram o seu carro "encurralado" na rua, rss

Ele é uma medida prática que depende diretamente da distância entre eixos e do máximo ângulo de esterçamento dos pneus.

Medição técnica: Medido com o volante totalmente esterçado para a direita ou esquerda e andando pra frente até desenhar uma circunferência por completo. A distância do carro para o centro dela é o raio de giro.

Em termos práticos, quanto menor o raio de giro, melhor, pois mais fácil é para se fazer curvas.


Marca/Modelo Raio de giro (em metros)
Nissan March 4,5
Fiat Novo Uno 4,9
Chevrolet Celta 4,9
Volkswagen Gol 5,2
Ford New Fiesta 5,25



Raio de giro e Estabilidade


O "bumerangue", nome dado às linhas aerodinâmicas do teto do March, permitiu diminuir a espessura da chapa de aço do teto sem, contudo, comprometer a segurança, pois elas reforçam a estrutura.

Diminuir a espessura é sinônimo de diminuir o peso, o que faz com que o centro de gravidade do carro fique mais próximo do chão, aumentando a aderência e melhorando a estabilidade.

Isso faz com que a redução do raio de giro seja uma realidade segura no March. Dessa maneira, é possível realizar curvas mais fechadas em velocidades iguais à da concorrência, sem medo de ver o japonês perder o controle ou capotar na curva.


Mais um ponto positivo para o nosso pequeno samurai.

"Sayonara!" Até a próxima!

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