domingo, 28 de julho de 2013

Desempenho movido a álcool

superou expectativas!


Desde que comprei e até pouco mais de uma semana atrás, sempre abasteci meu March com gasolina. Ou melhor, abasteci com 75% de gasolina e 25% de álcool, que é a proporção de álcool que misturam na nossa gasolina brasileira. Na minha opinião, uma piada! Isso mostra o quanto somos manipulados pelos usineiros. Deixemos isso de lado...


De uma semana pra cá, decidi colocar só álcool. Desde já, fiquei decepcionado, porque não escolhi uma época muito boa. Foi a semana mais gelada em diversos estados do Brasil, incluindo São Paulo.
Aproveitei e, logicamente, enchi todo o reservatório de partida a frio com gasolina aditivada.


Segunda e terça-feira, tive alguns problemas com o carro que ameaçou morrer nos primeiros 10 minutos de rodagem. Apesar de abastecer sempre no mesmo posto e o combustível não estar adulterado, confesso que gelei com o perigo do álcool estar adulterado, porém lembrei-me de que poderia ser resultado da combinação frio e álcool.

E era... O tempo depois desse inicial era como se estivesse rodando com gasolina. Tranquilidade só...

Notei um ruído na partida a álcool que é a injeção de gasolina do reservatório de partida a frio.


Prós:

  • Abertura interna da tampa do combustível - não precisa entregar a chave para o frentista - sempre ressaltei isso como vantagem do March.
  • Tampa do reservatório de partida a frio é acessada por fora do capô - já ouvi relato de frentista confundir o reservatório de partida a frio com o de água e causar o prejuízo de R$ 290 ao dono do carro na limpeza e troca na concessionária. É necessário usar chave, mas é fácil de abrir depois que se pega o jeito, conforme post anterior no qual expliquei como abrir.

Contra:

  • Na verdade, é uma vantagem que vi em outro modelo, de outra montadora, que poderia ser uma sugestão para modelos futuros do March - ter uma luz no painel que indica quando o motor está quente para dirigir tranquilamente com álcool.

O consumo do March está em 13 km/l a álcool no mesmo trajeto que registra 13,2 km/l a gasolina. Em uma semana, tenho um consumo praticamente igual de pouco menos que meio tanque, tanto com gasolina, quanto com álcool.


Agora que abasteço meu March com álcool mais vezes!!!

Veja se é vantajoso pra você também, através da calculadora abaixo:

Fica a dica: embora exista esse cálculo teórico de qual combustível é mais vantajoso, nada como a prática pra revelar qual o consumo de cada motor, dado um determinado combustível.

Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário