agendamento OK para Agosto/2013
Quem mora em São Paulo sabe, todo ano é ano de inspeção veicular. Carros a gás, gasolina, álcool e diesel devem passar nos postos de inspeção espalhados em São Paulo no período de três meses ao ano, dependendo do final da placa para agendar e se submeter à inspeção veicular.
Agendei hoje a inspeção veicular do nosso samurai que será a sua primeira, haja vista que o primeiro ano de carro 0km é livre de inspeção.
Segue o texto do site da Controlar(R) a respeito da inspeção:
"Alguns itens de manutenção do veículo impedem que a inspeção seja realizada e são motivos de reprovação, por isso, antes de dirigir-se ao Centro de Inspeção, verifique se:
Compatibilidade com o cadastro do DETRAN (Cor, Combustível, Categoria).
Funcionamento irregular do motor.
Emissão de fumaça visível (exceto vapor d'água).
Vazamentos aparentes (lubrificante: gotejamento/combustível/água).
Alteração do sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos, falta de componentes).
Alteração ou danificação de componentes ou sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas, como por exemplo: PCV, EGR, Cânister e etc.
Caso algum dos itens acima não esteja de acordo, ou você tenha alguma dúvida, procure seu mecânico de confiança e corrija o problema. Fazendo assim você estará economizando o seu tempo e colaborando com o meio ambiente desde já."
Até mais!
Aqui no Rio é dispensado da vistoria no primeiro ano e no ano seguinte. Já estou com meus docs desde o início de janeiro por conta disso.
ResponderExcluirIa sair algo em São Paulo que ia espaçar mais as vistorias... tinha lido a respeito mas não sei se já está valendo. Mas se você conseguiu agendar, não deve estar ainda...
Mas ano que vem eu não escapo...
Olá, Thanya!
ExcluirAqui em São Paulo a legislação mudou, porém só entra em vigor no ano que vem. A antiga prevê que o 1o. ano é livre e os demais com vistorias anuais.
Para carro 0km, ouvi falar que a lei a entrar em vigor prevê que os 3 primeiros anos são livres de inspeção, porém não sei a frequência da primeira para a segunda vistoria.
Além disso, a primeira vistoria será gratuita. Hoje em dia, a primeira é paga e, em caso de reprovação, a segunda é gratuita.