Seta ou Indicador de Direção é um item de segurança que previne acidentes, sua falta pode levar a multa de R$ 195,23 - infração grave - e 05 pontos na CNH
A lâmpada da seta queimou, logo vi que a seta estava piscando duas vezes mais rapidamente que o normal, porque a corrente dobrou.
Isso pode acarretar em queima de componentes do carro, logo, recomenda-se realizar a troca da lâmpada, o mais breve possível.
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Lâmpada queimada (oxidação na extremidade direita, com interrupção do filamento) | Lâmpada nova (filamento sem oxidação, intacto) |
Disclaimer / Isenção de Responsabilidade: Este procedimento deve ser realizado com cuidado, somente por pessoas habilitadas. Quem executar assumirá o risco e, caso incorra em prejuízo, não posso ser responsabilizado.
Pré-requisito:
Comprar a lâmpada PY21W - Nissan March 2012/2013. Comprei da marca OSRAM original, por ter tradição de mercado. Cuidado com as imitações!
1) Desmontar a parte traseira
a) Desaparafusar com chaves de boca ou de vela de tamanho 10 os dois parafusos com arruelas que fixam o plástico de suporte preto na estrutura do carro
b) Com o auxílio de uma chave de fenda longa, um calço ou uma espátula de plástico, remover a fixação, com cuidado, nos pontos da lateral externa. As setas em amarelo, indicam os dois pontos aproximados de onde estão as presilhas de plástico, atrás do conjunto, nas partes superior e inferior, na direção de fora do carro.
2) Desacoplar o cabo
a) Pressionar o gancho preto (parte circulada / A) para fora, desacoplando o cabo de energia (calço na parte branca / B)
3) Remover o suporte das lâmpadas
a) Remover a capa que cobre o suporte
b) Remover o suporte (branco) pressionando pra dentro os pinos brancos indicados pelas setas em amarelo
4) Substituir a lâmpada
a) Com o suporte branco das lâmpadas, pressionar a lâmpada central (pisca) contra o suporte e rosquear no sentido anti-horário para soltar
b) Colocar a lâmpada nova, rosqueando até encaixar no sentido horário
5) Montar as partes novamente
a) Encaixar o suporte branco na base das lâmpadas traseiras (até ouvir o clique)
b) Encaixar a capa que cobria o suporte
c) Acoplar o cabo (até ouvir o clique)
d) Fazer o teste, seja de destravar o carro ou de ligar o pisca-alerta, antes de encaixar o conjunto na carroceria
e) Encaixar, com cuidado, o conjunto nos pontos de plástico da lateral externa
f) Apertar os dois parafusos com arruelas nos dois pontos do suporte de plástico na carroceria
Pronto! Agora o pisca, seta ou indicador de direção vai funcionar perfeitamente
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