quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Faça você mesmo Fácil - Troca da seta ou pisca dianteiro - GUIA COMPLETO

Seta ou Indicador de Direção é um item de segurança que previne acidentes, sua falta pode levar a multa de R$ 195,23 - infração grave - e 05 pontos na CNH


Em post anterior, a seta da lâmpada traseira esquerda queimou e efetuei a troca, mostrando o passo-a-passo.

Neste post, de forma preventiva, vou efetuar a troca da seta ou pisca dianteiro também da esquerda (direita na foto, após a troca).

Trata-se de um item de segurança, logo o pequeno gasto adicional se justifica, ainda que o preço fosse maior. Em Agosto de 2024, paguei aproximadamente R$ 30,00 pelo par de lâmpadas PY21W.

Detalhe da lâmpada indicadora de direção (cor âmbar ou laranja - código PY21W), encaixada no conjunto ótico (da parte esquerda dianteira do carro)





Lâmpada velha (oxidação nas duas extremidades, na iminência de ocorrer a interrupção do filamento)Lâmpada nova (filamento sem oxidação, intacto)


Disclaimer / Isenção de Responsabilidade: Este procedimento deve ser realizado com cuidado, somente por pessoas habilitadas. Quem executar assumirá o risco e, caso incorra em prejuízo, não posso ser responsabilizado.

Pré-requisito:

Comprar a lâmpada PY21W - Nissan March 2012/2013. Comprei da marca OSRAM original, por ter tradição de mercado. Cuidado com as imitações! 


1) Remover a lâmpada do conjunto ótico

a) Abrir o capô, acionando a segunda alavanca da esquerda para a direita (fica abaixo do volante - número 13, a seguir) para cima - fica ao lado da alavanca para abrir a tampa do tanque de combustível (número 12, a seguir).



b) (Opcional) Acabei precisando desrosquear o parafuso que segura o reservatório de água para lavagem do pára-brisa, dando mais espaço para o próximo passo. Utilizei, neste caso, a chave de boca de número 10.

c) Desrosquear o suporte da lâmpada no sentido anti-horário. Desta vez não precisei usar a chave de boca.



d) Removendo o cabo pra cima, a lâmpada sai do conjunto ótico



2) Trocar a lâmpada

a) Desrosquear a lâmpada do suporte, um pouco, no sentido anti-horário.
O encaixe é de pressão com trava nas laterais do suporte do bulbo da lâmpada.



b) Com a lâmpada nova, buscar o encaixe de uma das travas laterais.



c) Pressionar levemente a lâmpada contra o suporte e rosquear no sentido horário.


d) Fazer o teste, ligando o pisca-alerta do carro, para se certificar que houve o correto encaixe e a lâmpada não foi comprada com defeito.



3) Montar a lâmpada no conjunto ótico

a) Encaixar corretamente o suporte onde está a lâmpada ao conjunto ótico. Macete: antes de começar a girar, verifique se houve o encaixe correto se a beirada do suporte não aparecer, conforme fotos abaixo.

Encaixe INCORRETO


Encaixe CORRETO

b) Rosquear o suporte no conjunto ótico, no sentido horário. Faz aproximadamente 1/4 (até menos) de volta seguido de um barulho seco de encaixe.

Voilà! Agora o pisca, seta ou indicador de direção vai durar tanto quanto o pisca traseiro, trocado em post anterior.

Fonte: Manual do Proprietário (Impressão de 2012) - pág. 8-30.

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