quinta-feira, 9 de junho de 2016

Revisão de 4 anos ou 40.000 km e Seguro

chega o aniversário, chegam as contas de seguro e de revisão

Seguro é um mal necessário numa cidade grande como São Paulo/SP.
Entre as principais preocupações estão o risco de roubo/furto, o de colisão e, mais recentemente, o de desastres naturais.

O seguro mais barato que consegui pegar para o Nissan March 1.6 S 2012/2013 (classe de bônus 2), em Maio/2016, foi o da Porto Seguro por R$ 1.396,17.

Adicionalmente, a Porto traz benefícios de manutenção do carro que ajudam na obtenção de serviços de qualidade a preços mais em conta.

Como a recomendação é de efetuar o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, pesquisei os preços deste serviço no Centro Automotivo Porto Seguro (CAPS) mais próximo:

Preço consultado em 09/06/2016
Pacote (3 itens abaixo) - preço de R$ 96 a R$ 125 (dependendo do modelo do carro)
ALINHAMENTO DE DIREÇÃO
BALANCEAMENTO DE RODAS
DIAGNÓSTICO E RODÍZIO DE PNEUS (gratuito)

Gratuitos para a minha apólice e que tive interesse:
DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE FREIO
CRISTALIZAÇÃO DO PÁRA-BRISA E VIDROS TRASEIROS

Como faço revisão na concessionária Nissan, me informei por telefone e obtive o preço de R$ 469,00 para a 4ª Revisão (40.000 km). Recomendo que se informe antes sobre os serviços antes de efetuar

No pacote de 3 itens acima, a concessionária quis me cobrar R$ 140 no ano passado (economia de quase 15%).

As CAPS não trabalham com agendamento. O atendimento é feito por ordem de chegada.

Em breve, prometo informar sobre a qualidade dos serviços prestados.

Sayonara!

5 comentários:

  1. Só tome cuidado que sempre estes autocenters te oferecem esses pacotes de alinhamento/balanceamento eles tentam te empurrar a cambagem.

    No March NÃO deve ser feita cambagem. Se fizer pode até prejudicar o rolamento das rodas.

    Se te disserem isso gentilmente recuse. Se te disserem que irá comer o pneu de um lado gentilmente ignore.

    Meu carro, como disse, rodou já quase 120.000 Km, nunca fiz cambagem, e nunca comeu mais de um lado do pneu que o outro.

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  2. Cristalização do para brisa é ótimo para a chuva na estrada. Mas ela só tem validade de pouco mais de um mês. Se não for viajar não precisa fazer. Deixe para fazer às vesperas de uma viagem, se houver previsão certa de chuva.

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  3. Também não fiz cambagem, não é necessário mesmo.
    Sobre a cristalização, acabei fazendo por ser gratuita, mas levarei em consideração a dica para constar no checklist de antes de uma viagem.

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  4. Deram uma leve batida na minha roda traseira do lado direito. O carro deu até uma leve derrapada na pista na hora. Mas só amassou um pouco a lataria em cima da roda e quebrou a calota. Tenho um Nissan March 1.0 2012/2013. Fiquei preocupado se preciso fazer cambagem. Aqui estão dizendo que Nissan March não pode fazer. E se entortou o angulo vertical da roda com a batida? Como eu faço?

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    Respostas
    1. Olá!
      Em uso normal, o carro não necessita de cambagem. No caso de uma batida, recomendo avaliar na concessionária (mesmo que você não vá fazer o reparo por lá) ou num mecânico de confiança, ou em mais de um mecânico.
      Eu faria uma pergunta genérica: o que preciso fazer no meu carro? Em nenhuma hipótese, induza uma resposta.
      Ele(s) vão avaliar, caso ele(s) fale(m) pra fazer cambagem, muito provavelmente é necessário fazer uma.

      Minha opinião de leigo é que não precisa, mas recomendo um alinhamento e balanceamento das rodas depois de passar pelo mecânico.

      Dependendo do abalo estrutural, pode haver avarias no eixo traseiro, ou seja, mesmo que fosse fazer a cambagem, o eixo teria de ser trocado ou desempenado. Se a calota foi quebrada, então a batida não foi tão leve assim...

      Talvez seja bom ver o amortecedor e a mola dessa roda também.

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