segunda-feira, 13 de junho de 2016

Informe-se: Revisão 40.000 km pela concessionária - Nissan March

A Revisão de 04 anos (ou 40.000 km) do meu March, samurai azul, saiba preços atualizados da revisão, quantidade de itens checados e orçamento de peças desgastadas.



Pacotes opcionais: comodidade a um preço muito acima da média

Na concessionária, o pacote de 3 itens possui o preço a seguir:

Preços consultados em 13/06/2016

Pacote (3 itens) - preço de R$ 160 (alta de 14% com relação ao ano anterior)
ALINHAMENTO DE DIREÇÃO
BALANCEAMENTO DE RODAS
DIAGNÓSTICO E RODÍZIO DE PNEUS (gratuito)


Em outro atendimento, por telefone, a vendedora confessou ao cliente que poderia fazer um preço melhor. Mesmo assim, acho muito difícil que se consiga chegar ao valor de R$ 100. Não insisti por um preço melhor, porque não vou fazer na concessionária e sim na CAPS (Centro Automotivo Porto Seguro, conforme post anterior).



Preço Fechado de Revisão: fechado até ser reajustado

O valor da revisão básica permaneceu em R$ 469, maiores detalhes na tabela abaixo.

O valor é reajustado de tempos em tempos, para garantir a qualidade dos serviços, é o que as concessionárias alegam de maneira geral. Porém, prefiro acreditar que a ética e a livre concorrência, com relação à troca de carro ou contratação de mecânica, limitem os reajustes dentro do aceitável, por exemplo, dentro do reajuste praticado para os carros.

Os valores e itens verificados nas revisões periódicas estão publicados no site da Nissan - https://www.nissan.com.br/servicos/revisao-periodica.html

Acesse os itens verificados também pelo post:
http://marchok.blogspot.com.br/2016/06/tabela-de-itens-checados-revisao-nissan.html

Dependendo do navegador e configuração do seu computador, o site pode ter problemas na hora de abrí-lo, motivo pelo qual transcrevo os itens básicos e valores abaixo: (S = Sim, item trocado / N = item Não trocado)


Itens trocados 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km
4,2 L Óleo do Motor S S S S S S
Filtro de Óleo do Motor S S S S S S
Anel Bujão do Cáter S S S S S S
Filtro de Combustível S S S S S S
Filtro de Ar do motor N S N S N S
Preços R$ 249,00 R$ 469,00 R$ 369,00 R$ 469,00 R$ 369,00 R$ 469,00
Qtde. Itens checados 13 21 13 25 13 21

Eu incluí o kit lubrificante (R$ 60) e a troca do fluido de freio (R$ 80) na revisão. O kit lubrificante, na minha opinião, seria dispensável, já o fluido de freio é essencial pela sua segurança.

Ao final, pedi um desconto e consegui 10% sobre as peças. Sempre peça desconto, nunca aceite o preço final como correto. Paguei cerca de R$ 664,10.


Um brinde: peças desgastadas

Depois, fui chamado para verificar algumas peças que estavam desgastadas:

1) Duas buchas dianteiras da bandeja ou braço oscilante, que estão rachadas



Note a parte mais escura, ao centro

Note que há uma rachadura perto do canto arredondado de baixo



2) Suspensão traseira direita (vazamento)


Note o "escorrimento do fluido" (parte brilhante) saindo da parte superior do amortecedor


O orçamento da troca dessas peças adicionais ficou em R$ 2.010,56. Não vou fazer pela concessionária, pois sei que posso conseguir por um preço melhor. Discriminando a soma, a mão de obra foi orçada em R$ 738 e as peças foi em R$ 1.272,56.


Conclusão, ponderar antes de decidir



Orçamento da concessionária Nissan - valor total de R$ 2.010,56


Não tenho do que reclamar com relação ao serviço, pois todo o procedimento foi transparente. O mecânico me chamou e mostrou as avarias. Ele me reportou também que os discos de freio estavam em boas condições.

Péssimo apenas é o preço, que na concessionária é sempre mais salgado.

Confio no diagnóstico das peças pela concessionária, muito mais do que o do mecânico de confiança, dada a especialização daquela em seus próprios carros. Creio que, assim, o diagnóstico preciso e mais abrangente pesa como fator positivo para a concessionária. Entretanto, creio que as peças e os serviços do mecânico sejam mais baratos e de igual qualidade.


Até mais!

6 comentários:

  1. Como eu disse eu troquei as minhas buchas. Fiz fora da CCS também e ficou ótimo. Meus amortecedores, apesar da idade, não foram apontados nem pela CCS nem pelo meu mecânico de confiança.

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  2. Olá. Vejo que os teus problemas com o march são basicamente os mesmos que eu enfrentei. Tenho um March 13/14 1.6s com 65000 km, sou único dono. Troquei a suspensão toda com 60000 km, gastei em torno de R$ 2900,00. Os freios do march são ótimos, além de muito duráveis. Meus discos e pastilhas estão em estado de novos. Meu radiador felizmente nunca vazou, não tive problema nenhum. A bateria ainda é original, e só agora baixou bem o nível dá água, vou completar com a deionizada mesmo. Sobre os pneus, os originais são péssimos (maxxis 165/70 R14). Especifiquei aos 25000 km a medida 185/65 R14 com os Michelin XM2 que mudaram muito pra melhor e não aumentou o consumo. Não faço nada na concessionária, somente com meu mecânico de confiança. Veja que não é necessário fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km, isso é mito. Fiz somente quando troquei os pneus e quando troquei a suspensão.

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    1. Obrigado pelo depoimento.
      Desde já um Feliz Ano Novo com muitos momentos felizes guiando o seu March.
      Pergunta: qual a pressão que você coloca no seu pneu da Michelin?

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  3. vds.sanches, a única coisa que fiz no meu March, fora do convencional de óleo, filtros, foi a troca da bucha+balança, que fiz aos 70.000. O carro está com mais de 130.000 Km agora! Gastei na época R$ 1000. E mais nada. É o carro que menos me deu despesa até hoje.

    Não achava os pneus Maxxis ruins. Troquei aos 70.000 por Dunlop, mudando também a medida, mas para a mais conservadora 175/65 R14 (diferença de 3.5mm, conta 9.5mm sua). Estão bons até hoje.

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  4. Galera peguei meu march a 1 mês e notei que quando passo por ondulações as vezes faz um barulho seco. Olhei e vi uma bucha rachada será somente isso? E o meu capô tripida um pouco o meu march e 1.0s 12/13 está com 56 mil k

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    1. Rodrigo,
      Recomendo ir a um mecânico de confiança e fazer uma revisão minuciosa de todo o conjunto da suspensão (bandejas com buchas, pivôs, amortecedores, suspensões).
      Pode ser mais que uma bucha e a troca parcial pode danificar outras peças.

      De cara, recomendo trocar as duas bandejas dianteiras e não apenas as buchas, para evitar que elas caiam da peça. As duas dianteiras, pois os conjuntos de suspensão devem ser trocados aos pares, quando um estraga, não passa muito tempo, o outro também irá degradar.
      Se a trepidação do capô continuar, verifique novamente com o mecânico, mas pode ser que resolva.

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