como mostrado no post anterior, as buchas dianteiras da bandeja de suspensão e um dos amortecedores traseiros já estavam estragados
Após diversas pesquisas na Internet e conversando com um mecânico de confiança, pude constatar as seguintes premissas:
- Amortecedor vazando = inutilizado = carro só na mola da suspensão, o que implica em carro com maior oscilação. Quando o carro passa num buraco, ou valeta, ele demora mais tempo para parar a oscilação gerada pelo obstáculo, como ao se jogar numa cama de molas.
- Amortecedor deve ser trocado aos pares ou os quatro.
- Bandejas (braços oscilantes): devem ser trocadas e não somente as buchas e pivôs. As buchas e pivôs são mais baratos, porém não se encaixam completamente. Por mais que sejam encaixadas pelo mecânico, não são encaixadas com a mesma força que as buchas e os pivôs são, quando compradas já encaixados de fábrica.
- Ao trocar as peças do conjunto de suspensão, recomenda-se efetuar alinhamento e balanceamento.
Comprei os dois amortecedores traseiros (Nakata) - March 2011 até 2015 - HG41030 no site da Jocar(R) por quase R$ 400. Tenho que parabenizar a Jocar, porque sempre são muito atenciosos e entregam rápido. Meu March é ano 2012/modelo 2013.
Levei a um mecânico de confiança para avaliar o prognóstico da concessionária. Inicialmente constatou o mesmo que o mecânico da concessionária, sem citar a troca da "bieleta", conforme orçamento da concessionária.
Indaguei se ele verificou o estado da bieleta, mas, para meu espanto, ele disse que não existia bieleta. Ele até apontou que existe suporte no March para bieleta, mas que o March não tem.
Depois disso, ele foi ágil ao levantar o preço das bandejas originais à pronta entrega. O preço total ficou em R$ 930 (com mão de obra).
Apesar de saber como trocar o amortecedor do March, ele incluiu a troca dos dois no preço da troca das bandejas, no cálculo da mão-de-obra.
Veja a diferença do preço da manutenção pela concessionária - R$ 2.010,00 - e o preço do mecânico Junior - R$ 1.330,00 (valores totais). Economia de quase R$ 700.
Se precisar de um mecânico de confiança, vá para a "G2 Mecânica", contato: Junior no telefone (11) 2275-2387. Ela fica na Rua das Rosas, 56, Mirandópolis, São Paulo-SP.
As fotos que se seguem mostram partes do carro para você saber onde ficam as peças e não ficar a beira de ser enganado pela concessionária.
Veja abaixo como é fácil trocar o amortecedor em casa. Destaque para os pontos de apoio dos amortecedores traseiros e ele ser fora da mola, no March:
Sob o carpete ("para-barro") do porta-malas - fica a fixação do amortecedor na lataria do March. Na foto, sem o "copo de borracha" que fica por cima
Próximo à roda traseira, fica o parafuso externo do amortecedor, conforme mostra a foto acima
Veja as peças trocadas:
Bandeja do lado esquerdo - o pivô suporta a roda, as duas outras pontas possuem buchas
Bandeja do lado direito
Veja as peças descartadas:
Amortecedores - direito, mais escuro, estava vazando
Bandejas - veja as buchas das extremidades direita e esquerda da foto. Como estão visualmente desgastadas, nota-se que há menor aderência e, por isso, risco de ruptura
Você deve pensar... Mas com quase 38.000 km o March já apresenta esses problemas? Sim, mas saliento que usei o March em estradas de terra e muito carregado por diversas vezes.
O March é versátil e forte, mas maneirem na pegada off-road, ou senão vão acabar diminuindo a vida útil das buchas e dos amortecedores, como fiz.
Lição aprendida, faz parte!
O único problema, e que se acentuou depois da troca dos amortecedores, é o barulho incômodo das suspensões traseiras no March. O Junior e mais um colega chegaram à conclusão de que eram os amortecedores, mais especificamente no ponto de apoio da carroceria.
Coloquei a mão sobre um dos amortecedores, com o carro em movimento e senti a trepidação. Sempre ouvi e achava que era a tampa do porta-malas. Existe até uma reclamação sobre isto no site do Reclame Aqui(R).
Alguém mais reclama deste barulho?
Vou pesquisar em foruns, websites nacionais e internacionais. Se e quando achar algo, posto aqui.
Agora vou levar o carro pra passear no CAPS pra alinhar e balancear.
Até a próxima! Sayonara!
Sim, quando troquei as buchas foram também o conjunto bucha/bandeja. Alguns carros a bucha pode ser trocada independente da bandeja. Em outros, que é o caso do March, nem vende separada a bucha, só o conjunto bandeja/bucha.
ResponderExcluirPara alguns carros onde se troca o conjunto bandeja/bucha dá pra dar um jeitinho e trocar só a bucha, usando a bucha de outro carro. O March, segundo meu mecânico, não é desse caso. Tem que trocar tudo mesmo. Esse mesmo mecânico, para o Meriva de um amigo, conseguiu trocar a bucha mantendo a bandeja.
Quanto à bieleta é isso mesmo. A bieleta é uma peça da barra estabilizadora, e o March não vem com barra estabilizadora. Isso foi motivo de críticas de alguns donos.
Se não tem bieleta, por que a concessionária me deu orçamento altíssimo de sua troca e por que ela 3 vendida nas lojas. Meus dois mecânicos confirmaram a inexistência dela.
ExcluirO barulho que parece a tampa do porta malas eu também tinha após trocar os amortecedores traseiros, na verdade eram as buchas q ficam abaixo do copinho do amortecedor Cofap que eram mais duras, acabei deixando as originais com o amortecedor novo.
ResponderExcluirO barulho que parece a tampa do porta malas eu também tinha após trocar os amortecedores traseiros, na verdade eram as buchas q ficam abaixo do copinho do amortecedor Cofap que eram mais duras, acabei deixando as originais com o amortecedor novo.
ResponderExcluirOlá, eu tenho esse problema no meu March, é um barulho interno, já troquei amortecedor, andei com ele sem algumas partes do amortecedor, e até mesmo sem amortecedor, aí ele não fez o barulho.
ResponderExcluirFiquei dentro do porta malas com ele em movimento e senti que podia haver um contato entre as duas borrachas que ficam entre a lataria do carro. Eu queria trocar mas não sei nem onde achar elas.. nem mesmo no mercado livre.
Vocês tem alguma ideia? E se é isso mesmo que provoca aquele barulho?
Segundo comentários compre na jocar
ExcluirOlá, Giordano, boa noite,
ResponderExcluirNão sou nem mecânico amador, mas segundo o comentário acima:
"DuTeLLeS9 de agosto de 2016 18:29
O barulho que parece a tampa do porta malas eu também tinha após trocar os amortecedores traseiros, na verdade eram as buchas q ficam abaixo do copinho do amortecedor Cofap que eram mais duras, acabei deixando as originais com o amortecedor novo."
Teria que trocar as buchas dos amortecedores, porém não é garantia de que dará certo. Deve ser barato, acho que vale à pena.
Se for trocar, depois nos conte se deu certo.
Atenciosamente,
com 34.000 rodados somente na cidade o amortecedor traseiro do meu March 2012 já era. O mecânico falou para eu trocar os amortecedores e as buchas que estão ruins. O que vocês acham, troco a balança também ou só as buchas? Troco só o par trazeiro ou troco todos?
ResponderExcluirLili,
ExcluirO seu caso é parecido com o meu. Eu não tinha tanto cuidado com o sistema de amortecimento e, o meu sendo 2012 também, veio a abrir o bico há cerca de seis meses.
A recomendação é trocar tudo aos pares. Se um dos amortecedores estragou, por exemplo, o outro está em vias de estragar. Trocando os dois, ambos vão trabalhar bem. Se trocar apenas um é uma economia tola, porque vai sobrecarregar um dos lados e gerar torções na carroceria que podem custar mais caro depois. Como é tolice passar em lombadas, uma roda de cada vez.
A mesma recomendação se aplica aos pares de bandejas.
Sobre as buchas, uma Regra(!!). NUNCA as troque sozinhas. Você DEVE trocar o CONJUNTO INTEIRO (Bandejas + Buchas). O embuchamento é desaconselhável, pois as buchas tendem a se soltar com o tempo.
Falei com um mecânico de confiança, pois achava que isso era conversinha de concessionária pra lucrar mais, e ele me confirmou o risco de soltura das buchas. Embuchamento pode sair barato hoje e muito caro amanhã, além de trazer riscos.
Engraçado já vi diversos canais de Youtube de renome sobre mecânica fazendo embuchamento das bandejas, inclusive a Monroe Axios (que uma das marcas mais renomadas no quesito borrachas/suspensão e da 1 ano de garantia) fabrica somente o refil das buchas de suspensão para o March. Procurei algum relato sobre problemas ou acidentes causados por buchas soltas e não achei nada.
ResponderExcluirJá os pivos é que não recomendo fazer embuchamento.
ExcluirFelipe, após embuchar, nos relate a sua opinião. Depois de um ou dois anos, ou +20 mil km, quero saber se é mito ou verdade a queda das buchas.
ExcluirObrigado
Realmente não recomendo ninguém a fazer o embuchamento. Após duas semanas um dos lados se soltou mesmo eu não pegando buraco... Os mecânicos colocam a culpa na sua bandeja que ficou com folga... deveriam proibir a venda de tal produto para o March já que pode acontecer acidentes sérios. Comprei da marca Perfect já rodei bastante e até agora sem problemas.
ExcluirPrezado, no meu caso foi uma das borrachas (Batente) da tampa do porta malas. Por um tempo desenrosquei elas resolveu por um ano. Agora só trocando. Na nissan cada R$ 160,00
ResponderExcluirObrigado pela dica Wecsley!
ExcluirPrezadx(s) meu March de ano 12/13 está com mais de 20 mil km que fiz o embuchamento das bandejas não houve problemas até hoje e mais a marca não era axio. Mas os pivôs que vou trocar em breve são. Postarei os resultados.
ResponderExcluirNão recomendo, pois pode ocasionar desprendimento do conjunto e, a depender da velocidade, pode trazer graves consequências. Na minha opinião, a minha vida vale mais do que peças de carro.
ExcluirO problema é que o kit bandeja completa na css é uma baba...
ResponderExcluirAlguém sabe se existe bandeja paralela de primeira linha?
Bom dia, gostaria de saber se é recomendado trocar somente as buchas da bandeja ou a bandeja toda do nissan march 2013 e se o barulho na caixa de direção é recorrente na maioria ou eu estou com azar....obrigado
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