sábado, 25 de agosto de 2012

Abastecimento de Combustível

prático, simples e rápido, como um carro japonês deve ser.

O March tem motor FLEX(r), portanto admite a mistura álcool-gasolina em qualquer proporção. Para tanto, assim como os veículos que rodam somente com álcool, existe o tanque para partidas a frio, localizado imediatamente abaixo do pára-brisa e que será abordado neste mesmo post.

Se você está acostumado com modelos convencionais de carros populares, esqueça de ter que dar a chave da tampa de combustível ao frentista.

Vamos lá?



Para abrir/fechar o tanque do combustível

1) Puxe para cima o botão-alavanca do tanque de combustível, que fica ao lado da direção, conforme foto abaixo:



2) Após o acionamento acima, a tampa da carroceria se abre conforme abaixo:



3) Ao abrir a tampa, é só desrosquear a tampa do combustível no sentido anti-horário -- mesmo sentido de abertura da torneira, conforme indicado abaixo:




4) Pronto!

5) Para fechar, é só girar a tampa do combustível no sentido horário (mesmo sentido de fechamento da torneira) até ouvir um "cleck-cleck":



6) Encoste a tampa da carroceria e pronto.



Para abrir/fechar a tampa do combustível de partida a frio


1) Gire a trava da tampa no sentido anti-horário, conforme abaixo:




2) Levante a tampa:



3) Levante a tampa do cilindro da chave e insira a chave-mestra:



4) Gire a chave no sentido anti-horário em conjunto com a tampa do tanque de partida a frio. Isso porque essa tampa é do tipo "mola de pressão", devido a requisitos de engenharia:



5) Pronto!



6) Para fechar, tampe o bucal do tanque de partida a frio e rosqueie no sentido horário:


7) Desça a tampa do tanque de partida a frio e gire a trava no sentido horário até a marca da esquerda, evidenciada abaixo:



A descrição detalhada dos dois procedimentos acima encontra-se nas páginas 3-10 e 3-11.

Nunca é demais lembrar que o tanque de partida a frio deve ser abastecido unicamente com gasolina.

Ainda que o tanque de partida a frio tenha uma dificuldade inicial a mais para abrí-lo, é essencial manter ele abastecido com gasolina com até meio litro e em ótimas condições de manutenção para poder dar partida a frio com alguma proporção de álcool no tanque de combustível.

Para sugestões de dicas e matérias, entre em contato pelos comentários no site.

Até a próxima!

18 comentários:

  1. Oi, muito legal essa materia.
    Uma pergunta vc sabe de quanto em quanto tempo é preciso reabastecer o tanque de partida a frio?

    Obrigada

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  2. Oi, Van, seja bem vinda ao blog.
    Não existe um tempo certo, depende da proporção de álcool que geralmente você usa e do frio. É bom verificar o nível periodicamente, mesmo que você só use gasolina.

    Mais informações no post abaixo:
    http://marchok.blogspot.com.br/2012/09/consideracoes-sobre-combustivel.html

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  3. Boa tarde amigo, vc sabe me dizer onde encontro esta tampa que protege o compartimento do reservatório de gasolina de partida a frio?

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    1. Senhor, qual das tampas?
      Existe a externa sem chave, e a interna com chave. Posso pesquisar e te aviso, mas preciso saber qual das tampas é antes.

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    2. Preciso da com chave, pode me passar por favor.

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  4. Boa noite ! Mesmo não utilizando o álcool no carro, tenho que abastecer o reservatorio? Isso pode implicar na partida do carro ?

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    1. Boa noite,
      O abastecimento do tanque de partida a frio é obrigatório apenas para a adição de álcool no tanque maior (41 L).
      Porém recomenda-se que o tanque de partida a frio seja cheio com gasolina aditivada para melhor conservação das borrachas de vedação do tanque. Porém, caso não seja abastecido com álcool, o tanque de partida a frio sempre vai ficar com a mesma gasolina, o que no longo prazo pode ser pior. Avalie as alternativas.

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  5. Fiz todo esse processo mas a tampa está travada o que devo fazer

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    1. Alberto, boa tarde,

      Você está falando do tanque de partida a frio, correto?

      Vou falar da tampa do tanque de partida a frio...
      Entendo que possa estar com problemas de procedimento. O correto é girar a chave no sentido anti-horário (contra o movimento do ponteiro do relógio).
      Quando a chave não girar mais, mantenha a chave girada com ligeira força pra manter a pressão da trava. Esta é a trava "mola-pressão", somente com ela pressionada pelo giro da chave, é possível girar a tampa, abrindo o tanque de partida a frio.

      Enquanto mantém a chave girada com leve pressão, gire a tampa com a outra mão, junto com a chave.

      Caso não continue conseguindo, tente passar num posto de gasolina.

      Nos relate se conseguiu.

      Abraço,

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    2. Comigo aconteceu a mesma coisa e nem no posto conseguiram. Onde levo agora ?

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    3. Eu sugiro levar a um mecânico, ou convidar um amigo metido a mecânico amador. Eu consegui fazer, é questão de jeito e não de força.
      Apenas rode a chave (como se fosse abrir uma porta). Quando ele parar de rodar, com a outra mão, desrosqueie a tampa. E voilà!

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    4. Também estou com o mesmo problema. A tampa do reservatório da partida a frio não abre. Quando giro a chave no sentido anti horário ele faz um barulho como se estivesse destravando algum mecanismo interno, porém ao tentar girar a própria tampa no sentido anti horário ela trava, emperra, impedindo que eu continue a abrir. Alguém achou alguma solução?

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    5. ola alguem conceguiu abrir o reservatorio de partida a frio do march ja fiz de tudo e nao abre. se nao abrir sera que o melhor geito e estourar?

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  6. Eu tbm não consigo abrir a minha, quase quebrou a chave mais a miséria da tampa não saiu. Ajuda ai ô!!

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  7. Eu tbm... pior que nem no posto, nem em oficina, nem na Nissan... a sugestão da Nissan foi trocar todo o tanque, onde eu gastaria 2 mil reais, ou colocasse somente gasolina. Piada né

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  8. Eu também não consigo abrir,nem o chaveiro consegue,acho que é um defeito de fabricação,coloquei WD e estou rezando para destravar um dia.

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  9. Como vê o nível do reservatório de partida a frio?????

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