sábado, 4 de agosto de 2012

Calibrando os pneus

a temperatura dos pneus influencia a calibragem

Segue abaixo uma foto do pneu Maxxis(R) que vem de fábrica:



Como ocorre em um rally, cada situação exige uma calibragem diferente. No "rally urbano" não é diferente. Temos curvas, buracos, lombadas, lama, guias, lixos, ...

E quem está em permanente contato com esses obstáculos? Os pneus.

Em dias de chuva, o recomendado pode ser pneus mais vazios, o que proporciona maior aderência. Ao se pegar uma estrada, recomenda-se pneus mais cheios, ainda mais se você der carona para vários amigos e carregar as bagagens no porta-malas de 265 litros.

Sem entrar no mérito do clima, vou me ater às recomendações da Nissan.
No manual do carro, a parte de calibragem dos pneus informa que a pressão está na coluna do carro no lado do motorista.
Procurei um pouco no meu March e achei, fica um pouco abaixo da trava da porta do motorista:




Logo de cara, notamos que seja R14 ou R15, as especificações são as mesmas. A penúltima coluna especifica pressões para até 3 pessoas e a última para 4 ou mais pessoas.
A primeira linha é para os pneus dianteiros e a segunda é para os pneus traseiros. As pressões indicadas são as máximas dos pneus, rodar com os pneus um pouco abaixo delas "não é crime" com o carro, porém acima delas é altamente prejudicial.


Cadê a pressão em libras??? Logo pensei.
Após pesquisar na Internet, aprendi que libras é unidade de força inglesa (pound force). E que psi é pound force square inch, ou seja, força/unidade de área (polegada quadrada). Segundo a Física, Pressão é Força/Área. Voilà!


Ou seja, em "nossa gíria" (errada) devo encher com a pressão de X "libras"/psi no posto.


No meu caso, como, na maioria das vezes, carrego até 3 pessoas, enchi com 32 psi em todos os pneus. Particularmente, acho exagero colocar de 32 para 44 psi no pneu traseiro para 4 ou mais pessoas e só usaria 44 psi em viagens de longa distância e com o carro muito carregado.




Calibragem

Deve ser feita com os pneus frios. Segundo recomendação do manual:
1) o carro deve estar parado por 3 ou mais horas e
2) percorrer até 1,6 km (1 milha) em velocidades moderadas


Observações: 
a) Não esquecer do estepe! Pouco se usa, mas quando é necessário é bom tê-lo na mesma calibração dos demais pneus.
b) Caso tenha enchido o pneu em demasia, é possível retirar a pressão, pressionando o núcleo da haste da válvula.

3 comentários:

  1. Oi! Qual calibragem você usa no estepe? Eu tive dificuldade de encontrar no manual e coloquei no chute, mas sei que não devia... Obrigada!

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    1. Olá, Thanya!

      Simples, você deve usar a mesma calibragem que você usa nos pneus que estão rodando. Imagine-se numa situação em que seja necessário usar o estepe... Fora da calibragem usual é igual a não ter nenhum estepe. Entendido?

      Eu uso 32 psi (ou 32 "libras") também no estepe.

      Recomenda-se calibrar o estepe a cada vez que calibrar os pneus. Frequências menores são aceitáveis, pois o estepe não se encontra na mesma condição de uso que os outros pneus, porém é por sua conta e risco.

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  2. Olá,fiz uma viagem para o Rio de janeiro em um dia chuvoso,com o meu Nissan March: Nele havia somente Eu e o motorista + bagagens,procurei calibrar de acordo com o que o manual indica,pode haver problemas em calibrar os pneus traseiros com 44 libras?

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