O óleo lubrifica as peças do motor, diminuindo o atrito. O atrito elevado, ocasionado por um óleo em quantidade maior ou menor que o recomendado, pode causar o aumento da temperatura do motor, diminuindo a vida útil, e até levá-lo a danos irreversíveis.
Segue a localização da vareta do óleo nos motores 1.6 (Nissan):
Segundo o manual do Nissan March, deve-se primeiro estacionar em local plano e depois:
1) Ligar o motor por, pelo menos, 5 minutos para atingir a sua temperatura de operação.2) Desligar o motor.
3) Esperar por, pelo menos, 10 minutos para o óleo retornar totalmente para o cárter.
4) Medir o nível do óleo (Retirar a vareta, limpar com um pano que não solte fios, imergir a vareta e ler o nível).
Ao se medir o nível no posto de gasolina, muitas vezes, não é seguido o tempo de retorno do cárter, o que resulta em leituras erradas.
Seguem fotos da leitura do nível de óleo no March:
O nível do óleo não está muito visível na foto, porque disparou o flash, portanto inclui também a foto com cores invertidas abaixo:
O nível do óleo deve ficar dentro das hachuras das duas curvas finais da vareta de óleo. O limite superior não ficou muito claro, seguem abaixo os limites riscados na foto inicial:
Segundo o manual, deve-se utilizar apenas óleos recomendados e genuínos Nissan, seguem especificações - páginas 9-2 e 9-4 do manual:
- Classificação API, SM
- Classificação ACEA A3/B4
- Viscosidade SAE 10W-40
Pronto! O nível de óleo estando dentro dos padrões é uma das garantias para o motor rodar por quilômetros sem surpresas.
mas qual tipo de oleo? mineral ou sintético?
ResponderExcluirpq não tem 10w40 sintético, mas o 5w40 em as mesmas especificações de viscosidade a 40ºc e 100ºc, estou pensando a começar usar o lubrax supera 100% sintético. e trocas com 5000km
Diego,
ExcluirEm post posterior a este, mas anterior à sua pergunta, expliquei sobre a diferença entre o óleo que as concessionárias Nissan colocavam e o óleo atualmente usado.
Os óleos atuais duram 1 ano ou 10 mil km, o que coincide com as revisões programadas de 20 mil, 30 mil, ...
Um trecho do post explica o óleo usado:
"Anteriormente o óleo de motor aplicado era HX7 10W40 SM 1L e agora é Nissan 10W40 SN TB"
O óleo semissintético é um pouco mais caro que o sintético, porém a durabilidade é maior. Isso sem falar que a mão de obra da troca de óleo é cobrada. Não é gratuita como nas revisões programadas da garantia.
Percebi na vareta do meu que ela está melada acima do máximo, tipo eu não consegui definir o nível... Isso com o carro no plano é frio. Fiquei preocupado
ResponderExcluirMarcos, você não pode medir o nível do óleo com o motor frio.
ExcluirVocê deve fazer o procedimento descrito no post, pois o líquido deve se espalhar por todas as peças do motor e retornar ao cárter. Outro fator também é a temperatura do óleo, que, ao aquecer, se dilata.
Ficou claro?