domingo, 7 de outubro de 2012

Parte elétrica - dicas e operação

dicas de operação, uso e baixo consumo da parte elétrica

Hoje em dia, qualquer carro popular de entrada possui uma série de controles que são novidade para alguns motoristas donos de carro mais antigos. O último post foi relacionado ao Computador de Bordo que possui diversos indicadores muito úteis ao motorista, principalmente no que tange o consumo de combustível.

O Nissan March 1.6S possui os mesmos itens elétricos da versão 1.0S e algumas melhorias com relação ao 1.0 (modelo de entrada). Vamos ver os mais importantes abaixo:


1) Limpador de para-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável)


A versão 1.0 possui apenas 3 velocidades (INTermitente, LOw e HIgh).

Nas versões 1.0S e superiores são 6 velocidades intermitentes (INT TIME - barras horizontais) e 3 velocidades contínuas, todas do limpador dianteiro.



O primeiro conjunto de desenhos refere-se ao limpador dianteiro (FRONT) e é acionado empurrando a alavanca para cima e para baixo, conforme o desenho das setas. Segue explicação:



  • MIST - é expelido o líquido de limpeza e o limpador é acionado momentaneamente.
  • OFF - desligado
  • INT - é acionado o controle intermitente com a velocidade escolhida (veja mais, abaixo) - indicado para garoas e chuviscos até chuva leve.
  • LO (low) - velocidade baixa contínua - indicada para tempestade moderada
  • HI (high) - velocidade alta contínua - indicada tempestade pesada

O segundo conjunto de desenhos refere-se ao tempo de intermitência (INT TIME) apenas do limpador dianteiro, sendo selecionado ao girar a coluna dele. Quanto menor é o traço horizontal selecionado no ponto branco fixo à direita, mais rápido é a oscilação dos limpadores dianteiros de para-brisa.

A coluna do ponto branco (mais fina) é fixa e serve apenas para selecionar as velocidades dos limpadores.

O último conjunto de desenhos refere-se ao controle de velocidade do limpador traseiro (REAR) e é acionado ao girar, assim como em INT TIME. Segue explicação:

  • OFF - desligado
  • INT - velocidade única intermitente.
  • ON - velocidade única contínua.


2) Faróis e Piscas do carro


O acionamento das luzes indicadoras de direção é padrão; portanto, igual aos demais carros populares, ou seja, pelo acionamento para cima e para baixo.
O acionamento dos faróis é feito na ponta ao girar, conforme foto abaixo:


O primeiro modo é lanterna, indicado no inicio do alvorecer e do crepúsculo. O segundo modo é farol ligado, sendo baixo ao empurrar a alavanca e alto, ao puxar.


3) Pisca-alerta


Para acionar o pisca-alerta, basta pressionar o botão que fica no centro do painel, logo abaixo das saídas (difusores) de ar.


4) Ar quente, ar condicionado e desembaçador traseiro - seção 4 do manual do carro



Começando pela esquerda, na parte superior, temos o botão de acionamento do desembaçador traseiro. Trata-se de um circuito com resistência que esquenta o vidro traseiro, limpando de eventuais embaçamentos em dias frios ou com chuva.
O seletor central serve para regular, entre 4 velocidades, a velocidade do fluxo de ar.
O botão da direita liga/desliga o ar condicionado.
O seletor da esquerda direciona o fluxo de ar, priorizando algumas saídas. Possui 5 opções, conforme indicação abaixo:


 O ar flui pelos difusores centrais e laterais do painel.


 O ar flui pelos difusores do painel e da área dos pés.


 O ar flui prioritariamente pelos difusores da área dos pés.


 O ar flui pelos difusores da área dos pés e do desembaçador.


 O ar flui principalmente no desembaçador.


O seletor da direita é o ajuste de temperatura, à esquerda é frio (azul) e à direita é quente (vermelho), sendo os extremos indicados com ponto, as temperaturas mínima e máxima, respectivamente.
O seletor de duas posições abaixo, ao centro, ajustam a renovação do ar (esquerda) ou apenas circulação (direita). Ao se usar a primeira, permite-se o desembaçamento do ar, ao equiparar a temperatura externa e a interna, além de desumidificar o ar interno, ao retirar o vapor da respiração dos passageiros. Ao se usar a segunda, permite-se a refrigeração rápida do carro, porém recomenda-se usar a primeira opção novamente, após alguns minutos.

Dicas:
1) Mantenha o ar condicionado ligado, ao menos, 10 min no mês. Ajuda a evitar danos no sistema por falta de lubrificação.
2) Se ocorrer superaquecimento do motor, recomenda-se desligar o ar condicionado imediatamente.


Outros itens elétricos, comentarei em outro post, porém pudemos ver os mais importantes para segurança e conforto dos passageiros.

Envie sua sugestão.

Sayonara!

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