quinta-feira, 9 de maio de 2013

Revisão de 1 ano ou 10 mil km

preço da revisão do meu pequeno samurai, Nissan March 1.6 S

Chegou a hora da revisão do meu March com 7.744 km rodados em seu quase um ano de aniversário.
Fiz a revisão no dia 08/05/2013 e o preço real foi um pouco menos do orçado por telefone, de R$ 169,00 para R$ 153,40. A mão de obra foi gratuita por ser uma revisão dentro da garantia do March.

Enfim, segue o descritivo detalhado de preços da revisão de 6 meses e de 1 ano:

ItemPreço em
Nov/12 (R$)
Preço em
Mai/13 (R$)
Arruela de aço2,043,50
Filtro de óleo20,0025,00
Óleo132,50116,60
Filtro de Combustível
(só Rev. de 1 ano)
---15,95
Kit Lubrificante
(opcional)
---52,00


O Kit Lubrificante é opcional, sendo composto de: aditivo limpador de pára brisas, desengripante para maçanetas das portas, entre outros itens. Como já estava lá e me foi oferecido com mão de obra inclusa na revisão, achei oportuno aplicar esses produtos.

A Nissan substituiu o óleo que ela usava anteriormente de origem mineral por um de origem semissintética. Anteriormente o óleo de motor aplicado era HX7 10W40 SM 1L e agora é Nissan 10W40 SN TB. A troca de tipo de óleo permite uma sobrevida maior.
Com o óleo semissintético não é mais necessário trocar a cada 5 mil km ou 6 meses, mas sim a cada 10 mil km ou 1 ano, juntamente com as demais revisões incluídas na garantia de 20 e 30 mil km. Lembrando que a mão de obra da troca de óleo, que ocorria entre as revisões a cada 1 ano, é paga.

No caso da revisão de 1 ano, encontrei a gratuidade da mão de obra. Ademais, a Nissan ofereceu uma melhoria gratuita de produto, chamada "Campanha Freio Traseiro". Segundo o vendedor, o freio apresentaria ruídos durante a frenagem e a adoção de pesos iria solucionar o problema.
O que nunca ocorreu comigo ou mesmo percebi, contudo também não justifica algum "recall" por não oferecer riscos aos passageiros.

Saí de lá sob muitos elogios ao March, pois ele estava com os fluidos nos níveis corretos e em bom estado de conservação. Notei uma boa melhora na hora de abrir e fechar portas, além de uma melhor resposta do motor nas retomadas. O March tava bem sujinho e eles lavaram e limparam por dentro sem acréscimo no preço, o que foi muito bom também.

Observação: uma amiga que possui o March 1.0 fez alinhamento e balanceamento na revisão de 1 ano, porém optei por não fazer antes dos 10 mil km.
Segundo o manual do carro, é recomendado fazer o rodízio de pneus aos 10 mil km. Segundo pesquisas na Internet, só é obrigatório fazer o alinhamento e balanceamento depois do rodízio ou se a direção estiver "pegando" para o lado.

Agora é voltar pra lá só com 10.000 km para o alinhamento/balanceamento e, depois, com 17.744 km (+- 1.000 km) ou 1 ano (+- 1 mês) para a revisão programada.

Até lá, é só curtir bastante o samurai.

Sayonara! Até a próxima!

4 comentários:

  1. Eu paguei 30,00 pelo kit lubrificante aqui no Rio na Nissan Dara de São Conrado. Só não gostei de uma coisa: o cheiro que fica no carro depois! Só agora, quinze dias depois, o cheiro está saindo.
    De resto fizeram as mesmas coisas que você listou, mas acho que tinha um item a mais na minha lista... Só que aqui saiu mais caro no final! Paguei 189,00. Fiz a revisão de um ano com 5600km rodados.

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    1. Olá, Thanya!
      Não reparei no cheiro. Peço, por favor, se tiver um tempo, pesquise na nota fiscal da sua revisão, qual foi o item a mais para colocarmos aqui.

      Caso não tenha mais em papel, verifique se eles te enviaram por e-mail, porque na concessionária que vou em São Paulo sempre me mandam uma versão eletrônica em PDF.

      Grato

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  2. Me enganei, foi isso sim que fizeram. Mas custou R$159 a revisão + R$30 do kit de lubrificação.
    E esse barulho do freio traseiro eu levei para olhar com 4 meses de carro... No meu caso era na roda traseira, não parecia ser freio. Eles falaram na época que estava dando em alguns carros e eles passariam a fazer nas revisões para quem não tivesse reclamado/percebido. O meu resolveram em meia hora, sem cobrar, e ainda lavaram meu carro rsrsrs...
    É um barulho que vc percebe normalmente em baixa velocidade, ex.: manobrando numa garagem, principalmente de ré mas também dava em primeira marcha.

    Me ofereceram o alinhamento/balanceamento também mesmo tendo 5600km rodados apenas. Mas eles mesmos acharam desnecessário fazer e eu não fiz.

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    1. Ótima escolha, Thanya. Seria totalmente desnecessário realizar o alinhamento/balanceamento dos pneus agora. Espere mesmo chegar nos 10 mil km ou antes, caso a direção esteja pegando para algum lado.

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