sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nissan March x JAC J2

diretamente do 27o. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, inicia-se o primeiro embate entre o estreante JAC J2 e o Nissan March.



Neste comparativo, foi utilizado o modelo Nissan March 1.6S (entrada dos motores 1.6) por apresentar preço próximo ao sugerido do J2.


Round 1 - Desempenho - March

Nissan March - motor Nissan Flex 1.6 16V, 111cv e velocidade máxima de 191 km/h
JAC J2 - motor a gasolina 1.4 16V, 108cv e velocidade máxima de 187 km/h


Round 2 - Preço - J2

Nissan March 1.6S (completo - sem som) - R$ 34.090,00 (IPI reduzido), fabricado no México
JAC J2 (completo) - entre R$ 30.990,00 (IPI reduzido), promessa de fábrica na Bahia em 2014
"Quando formulamos o preço do J2 [R$33.900,00 - sugerido inicialmente] havíamos considerado que o IPI retornaria ao patamar de 13% em 31 de outubro. Ou seja, no instante em que o carro chegasse às lojas, não estaríamos mais tendo o benefício dessa redução", infiormou Sergio Habib, presidente da marca no Brasil. -- Fonte: Site iG Carroshttp://carros.ig.com.br/salaodoautomovel/preco+do+jac+j2+cai+para+r+30990/5471.html


Round 3 - Consumo - March

Nissan March - 13,2 km/l (gasolina)
JAC J2 - 10,8 km/l

Sobre o consumo, sites de respeito preferem não se pronunciar a respeito deste quesito e blogs (sem crédito) falam em consumo em torno dos 10 km/l. O site oficial da JAC Motors é fonte pobre de informações.
Inicialmente, encontrei o valor acima, mas peço desconsiderar até o momento (Janeiro/2013), pois o mercado está receoso em divulgar tais informações. Quando obtiver o valor oficial, estarei atualizando.


Round 4 - Porta-malas - March

Nissan March - 265 litros
JAC J2 - 121 litros - pelo site oficial da JAC Motors (antes eram 100 litros pelo site da QuatroRodas - versão Cached do Google)


Round 5 - Garantia - J2

Nissan March - 3 anos
JAC J2 - 6 anos


Round 6 - Itens de Série - J2

Os itens diferentes de cada carro estão em negrito:

Nissan March - duplo airbag, freios a disco, direção elétrica, ar condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de volante, vidros e travas elétricas, alarme, ajuste elétrico dos retrovisores, travamento automático das portas em movimento
JAC J2 - duplo airbag, freios ABS, direção hidráulica, ar condicionado, ajuste de volante, vidros e travas elétricas, alarme, ajuste elétrico dos retrovisores, travamento automático das portas em movimento, sensor de estacionamento, som com MP3, rodas de liga leve, faróis de neblina

Observação importante: o espaço para o som no J2 é 1DIN (menor) e do March é 2DIN (maior). O 2DIN permite que seja instalado sons com painéis maiores ou, mais importante, DVDs com ou sem GPS, tendo tela integrada maior (7 polegadas ou mais).

Round 7 - Espaço Interno - March

Nissan March - Entre-eixos: 2,45m - Largura: 1,66m - Altura: 1,52m
JAC J2 - Entre-eixos: 2,39m - Largura: 1,64m - Altura: 1,46m


Round 8 - Tanque - J2

Nissan March - 41 litros
JAC J2 - 48 litros - pelo site oficial da JAC Motors (antes eram 35 litros pelo site CompareCar da UOL - versão Cached do Google)


Round 9 - Peso bruto - J2

Nissan March - entre 964kg e 982kg
JAC J2 - 915kg



Resultado Final:

March: 4
J2: 5



A avaliação foi objetiva, com base nos dados presentes nos sites das montadoras e de revistas especializadas.
Faculta-se ao leitor, dar um peso maior a um ou outro item. Por exemplo, dada a diferença expressiva nos itens de série presentes no J2, colocar um peso maior neste item. Observação com relação à instalação imposta do som 1DIN no J2 contra a possibilidade de instalação de 1DIN e 2DIN no March.

Seguem as fotos que tirei do J2 no Salão:






Vale a pena lembrar dos milhares de testes realizados no March, antes de sua estreia em comparação com algumas centenas do J2.
Enquanto os japoneses já são mestres em Qualidade Total, os chineses estão aprendendo aos poucos.

Sayonara! Até a próxima!!

11 comentários:

  1. O valor do J2 agora eh R$30.900
    O consumo acho que vamos ter que esperar ser lançado para ver. Acredito que sera melhor que o do March, ate msm pq eh menos potente e 1.4.
    O J2 vem sendo testado no Brasil desde 2010, rodou mais de 1 milhao de Km por aqui, nao acredito que tenha sido menos testado do que March.
    Eu colocaria o fato do J2 nao ser Flex como vantagem, mas isso eh mto subjetivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse preço não é confirmado, haja vista que a produção não começou no Brasil ainda.

      O fato da motorização ser mais baixa não é condição suficiente para menor consumo.

      Rodar muitos quilômetros é louvável, porém lembro o caso do Chery QQ, que teve o pedal do freio entortado (!!!!) em um dos testes para uma revista automotiva. Muitos quilômetros não implica que foram testados todos os itens do carro.

      Não ser Flex, para mim, é uma enorme desvantagem. Atualmente, o mercado está favorável ao uso da gasolina. Tanto é que os usineiros estão até desesperadamente veiculando propagandas de Etanol na TV. Porém o mercado pode mudar, basta uma crise pra deixar o horizonte da gasolina incerta. E, olha só, estamos em meio à crise da Europa e EUA.
      O motor Flex pode rodar apenas com gasolina, ou apenas com álcool. Qualquer coisa além disso é mera especulação. Não há obrigatoriedade de efetuar a mistura de álcool e gasolina.

      Atenciosamente,

      Lukas

      Excluir
    2. Boa crítica e resposta. Concordo com vc.

      Acrescento a seguinte pergunta. Porque o pessoal da JAC Motors adora as coisas em formato de rodela.

      Repare, tudo é em formato de rodela.

      Excluir
  2. Continua postando, faz vinte dias que não se tem novos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei mais dois, por favor, comente e faça sugestões de matérias.
      Atenciosamente,

      Lukas

      Excluir
  3. Quase todos os dados do j2 estao incorretos ! o tanque dele eh de 48 ltros , o porta-malas eh de 121 litros , e o preco dele CONFIRMADO E SEM REAJUSTES é de 30.990 , SEM contar com pintura metalica . adesivos e banco de couro(o que nem o top do march possui como opcional) !!!! sem credibilidade alguma essas informaçoes e comparações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MELLÔ, tudo bem? Feliz Ano Novo!

      As informações anteriores foram extraídas de sites de respeito, tal como 100 litros de porta-malas -- QuatroRodas -- http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/jac-j2-693170.shtml , haja vista que me preocupo com a qualidade da fonte.


      Corrigindo com as suas informações:

      Site oficial da JAC Motors:
      Tanque: 48 litros
      Porta-malas: 121 litros

      Revista Auto Esporte (Editora Globo):
      Preço: R$ 30.900

      Estou corrigindo o post, porém tenho observações. É óbvio que houve adaptações no JAC J2 ao longo dos meses para concorrer com os populares da Nissan, Toyota, Hyundai e nacionais.
      Dessa maneira, houve informações que foram se atualizando desde o momento do post. Nessa esteira, OK, ganhou em tanque e em porta-malas, mas me preocupou o que essas adaptações afetaram o espaço interno já prejudicado. #fica@dica
      Milagres não existem!

      Pintura metálica e adesivos existem sim, desde a versão de entrada (como opcionais) no March.
      Bancos em Couro são oferecidos nas concessionárias Nissan.

      Agora uma observação:
      O som do March é 2-DIN e o do J2 é 1-DIN (ponto fraco).

      Obrigado pelas críticas, estarei corrigindo com o site da JAC, haja vista que eles não disponibilizaram as informações em site próprio do modelo na época do post.

      Atenciosamente,

      Lukas

      Excluir
    2. Um adendo: o March será fabricado no Brasil até o final de 2014, assim como a JAC. Com certeza o preço do March irá cair.

      Excluir
    3. O J2 tem direção elétrica progressiva, desde seu modelo de base, coisa que o March não tem, só opcional. O espaço dos passageiros (banco de trás) é maior no J2.

      O seu post terminou estranho... "Enquanto os japoneses já são mestres em Qualidade Total, os chineses estão aprendendo aos poucos."
      Já vi muitas vezes os japoneses fazendo recall e a JAC é nova no mercado brasileiro, afinal não é qualquer montadora que já possui carros híbridos la fora...
      A kia e a Hyu(Rui)ndai tbm demoraram para lançar seus flex por aqui... demoraram anos. É comum a montadora vir com carros base para ver a reaçao do público, depois trazer coisas novas, vale lembrar que esse ano já começam a sair os J3 com motor flex e muito provavelmente os cambios automaticos.

      No demais, gostei do seu post e do seu blog. Muito melhor que muito blog fanático por coreanos, modista, que tem por aí.

      Abraços

      Excluir
    4. Olá, Guilherme, tudo bem?

      O March, na versão comparada 1.6S, tem direção elétrica progressiva de série.
      Será mesmo que o espaço dos passageiros é maior? Tenho minhas dúvidas.

      O trecho final dos japoneses serem mestres é parte da História da Industrialização. Recall é compromisso com a qualidade dos produtos. O fato da JAC não ter histórico de recalls não quer dizer que a qualidade é a melhor.

      Kia e Hyundai são coreanas que estão dominando a qualidade total.

      É verdade que adaptações são bem vindas e virão tanto para Nissan, quanto para a JAC Motors, vamos esperar.

      Abraço

      Excluir
  4. o march 1.6s é mais caro que o j2. isso é fato. para comparação teria que ser com o 1.0 mais completo, que este sim tem preço equiparado.

    eu fui ver os 2 ao vivo e achei o acabamento do j2 melhor.

    quanto ao som, ele já vem com o som. pra que alguem vai precisar comprar outro sendo que o que vem nele tem entrada USB e voce pode conectar seu tablet pra ver filmes ou GPS ? se for por som, o onyx da um baile com o mylink nos 2.

    um j2 com um lance estilo mylink e porta no porta-luvas seria perfeito.

    carrinho pequeno pra estacionar, bem acabado, cheio de opcionais e aparenta ter boa qualidade.

    []'s

    ResponderExcluir