sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nissan March x Toyota Etios

impressões sobre o Toyota Etios(R) no Salão do Automóvel, outro concorrente à altura do Nissan March(R)



Neste comparativo, usamos os modelos abaixo:

Nissan March 1.6 SR (+ Pacote Premium) - topo de linha
Toyota Etios 1.5 XLS Hatch - topo de linha, único com motorização próxima do March

ambos sem quaisquer opcionais inclusos.

Round 1 - Desempenho - March

March - motor Nissan Flex 1.6 16V, 111cv e velocidade máxima de 191 km/h
Etios - motor DOHC T-Flex 1.5 16V, 92cv e velocidade máxima de 173 km/h

Round 2 - Preço - March

March 1.6S - R$ 39.390,00 (IPI reduzido) - preço até 30/11/2012
Etios 1.5 - R$ 42.790,00 (IPI reduzido)

Round 3 - Consumo - Empate Técnico - March e Etios

March - 13,2 km/l (gasolina)
Etios - 13,4 km/l (gasolina)

Round 4 - Porta-malas - Etios

March - 265 litros
Etios - 270 litros

Round 5 - Garantia - Empate - March e Etios

March - 3 anos
Etios - 3 anos

Round 6 - Itens Presentes nos modelos avaliados - March
Itens diferentes em negrito

March - duplo airbag, freios ABS com brake assistance, direção elétrica, ar condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de volante, vidros e travas elétricas, alarme perimétrico, ajuste elétrico dos retrovisores, travamento automático das portas em movimento, faróis de neblinaaerofólio, limpador do vidro traseiro, rádio (CD, MP3, Bluetooth, conexão iPod, controle de áudio no volante, 4 alto-falantes tri-axiais), rodas aro 15' de liga leve
Etios - duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, alarme perimétrico, ajuste manual dos retrovisores, travamento automático das portas em movimento, faróis de neblina, aerofólio, limpador e lavador do vidro traseiro, rádio (CD, MP3, entrada USB, 2 alto-falantes tri-axiais e 2 tweeters), alarme de advertência do cinto de segurança (motorista e passageiro), rodas aro 15' de liga leve

Round 7 - Espaço Interno - Etios

March - Entre-eixos: 2,45m - Largura: 1,66m - Altura: 1,52m
Etios - Entre-eixos: 2,46m - Largura: 1,695m - Altura: 1,51m

Round 8 - Tanque - Etios

March - 41 litros
Etios - 45 litros

Round 9 - Peso Bruto - Etios

March - entre 964kg e 982kg
Etios - 965 kg

Resultado Final:
March: 5
Etios: 6

O Etios ganhou do March, mas o March é o mais coerente. O Etios possui espaço interno, tanque e porta-malas maiores, o que lhe sugere um "ar" veículo familiar. Porém peca ao não ter, nem como opcionais, os ajustes de banco do motorista e volante, como o March possui desde o modelo de entrada.
Itens que não faltam também nos demais concorrentes dentro do mercado jovem, o que sinaliza o grau de exigência desses "novos motoristas".
O March é mais coerente por estar mais "antenado" com o mercado consumidor jovem do Brasil.


Como apresentado acima, o March vem equipado com 4 alto-falantes (tri-axiais), enquanto o Etios vem com 2 tri-axiais e 2 tweeters. O March sai bem como o carro "da galera", porque proporciona uma melhor distribuição do áudio do carro, seja em termos espaciais, seja em termos de frequência.

O Etios é mais focado para motoristas que geralmente viajam sozinhos ou com apenas um carona. Os 4 alto-falantes dele ficam na frente, porém cobrem mais frequências que o conjunto do March, isso porque o tweeter reproduz bem os agudos (acima de 5 kHz), enquanto que o tri-axial abrange a faixa entre 50 e 20 kHz. Em post posterior, pretendo comentar a respeito dos alto-falantes e nomenclaturas.


O March é a opção que possui melhor relação custo-benefício. A diferença de R$ 3.400,00 entre os preços dos dois carros e praticamente os mesmos equipamentos.

A inovação do painel do Etios é opinião dividida do mercado, há quem goste, há quem odeie.

A dica básica vale para ambos, conheça bem o carro que estiver adquirindo antes de comprar.

Fonte de informações do Etios:

Seguem as fotos do Etios que tirei no Salão:







O que vocês acharam do concorrente?
Vocês acham que ele bate o March?
O que vocês acharam do painel inovador?

Comentem.

6 comentários:

  1. "O que vocês acharam do concorrente?": Acho a Toyota não está ligando para o visual ou para o que a imprensa e os críticos pensam do carro, é um Toyota e pronto, deve ser assim que estão pensando. Outra coisa, é evidente que esse carrinho foi totalmente voltado para a Índia: os cromados, o limpador de única palheta, o cluster no centro do painel, cores claras, é tudo muito indiano. Se fizessem um carro especialmente para o mercado brasileiro, não deixariam nunca um visual tão vulnerável a críticas e muito menos esse cluster, no centro do painel.

    "Vocês acham que ele bate o March?": Na prática? No Brasil e nas atuais condições, sim, ele bate o March. Antes de tudo, pelo mesmo motivo já citado: a marca. Depois, por ser fabricado no Brasil e por ultimo, revenda. Quando o March for fabricado em Resende e já for equipado de série de ABS e airbags, caso mantenha o preço abaixo dos concorrentes, terá grandes chances de incomodar os concorrentes e inclusive o Etios. Agora, na minha opinião o March é bem melhor, outro nível, mais tecnologia e é um Nissan, legítimo, o March K13 é um pedaço dessa marca e houve a mesma dedicação para fazê-lo quanto qualquer outro modelo deles. No Etios, eles estão apenas vendendo a marca, mesmo que tenha alguma qualidade, não há o engajamento para se criar um carro de verdade.

    "O que vocês acharam do painel inovador?": Não considero esses clusters centrais ruins, principalmente os digitais, apesar de preferir os convencionais por trás do volante, mas esse, especialmente, me parece extremamente vagabundo: péssima escolha de cores, grafia, iluminação, localização dos ponteiros(se é que podemos chamar aquilo de ponteiros), resumindo, não gostei. Se formos comparar com o do March, a diferença é gritante! O branco e laranja, ponteiro do tacômetro na vertical, grafia, tudo de bom gosto e muito bem escolhido.

    Abç

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  2. Ah, concordo com o resultado final do comparativo!

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  3. De fato, não há como não concordar com a crítica acima, o que a Toyota, na verdade, pretende, é vender a marca, claro, tentando pegar uma carona no sucesso do corolla. Acrescento, que acho lamentável, a Toyota subestimar a satisfação do consumidor brasileiro no que tange a estética. Com toda a honestidade que me cabe, eu sei que gosto é uma questão relativa, mas eu vi o Étios na Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, e na Barra da Tijuca, e posso dizer com sinceridade, foi um dos carros mais feios que eu já vi, em pleno ano de 2012. Que lanternas são aquelas ? Quem dezenhou aquilo ? E mais ! Quem aprovou o projeto ? Inclusive, cabe um recado à marca: - Aqui não é a Índia ! E nós temos outras pretensões e anseios em relação a um automóvel. O fato por exemplo, da ausência de regulagem de altura do banco é outra coisa que deixa o consumidor brasileiro com cara de BOI, ou escravo do consumo manipulável, sem falar na parafernália (pois vira isso - uma confusão) no centro do painel, tentando aproveitar a planta de produção da Índia. Então para finalizar, cabe uma pergunta à fábrica da Toyota. Vocês venderiam este carro no Japão ? Câmbio, desligo.

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  4. eu fico me perguntando, quem vai comprar um etios ?

    painel dele é tosco, no centro.

    acabamento ta longe do que se espera de um toyota (a não ser que sua ideia de toyota seja o bandeirante)

    ele consegue ser mais feio que um sandeiro.

    acho que se eu tivesse que escolher entre ele e o lada laika, ficaria na dúvida e acabaria ficando com o lada.

    []'s

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  5. Excelente artigo e ótimos comentários... já não vou mais comprar o etios...

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  6. Tva aqui numaduvida danada entre os dois....obrigada galera ajudou bastante!

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