sábado, 22 de dezembro de 2012

Retrovisor elétrico

acidente e aventura com o nosso samurai

Foi numa tarde de sábado (15/12/2012) que, estacionando o March na rua, acabei não reparando numa árvore próxima à linha da guia e...



PRRRROOOOOKKKK

Já era o retrovisor direito!



Não adiantava culpar a árvore, ela não se mexeu ou curvou-se de uma hora pra outra, a culpa era exclusivamente minha, e o prejuízo também.



Veja abaixo como ficou:



Note que o fio ajudou a "segurar" o retrovisor hehehe


Note os três parafusos de fixação do retrovisor



Quando cheguei em casa, a pé, pois havia estacionado perto de casa, liguei para a concessionária pra verificar o preço do retrovisor direito. No Nissan March 1.6S, os retrovisores são elétricos de série.

"Paciência", pensei, agora o prejuízo seria maior.

Liguei para três concessionárias (A, B e C) da Grande São Paulo. Os preços seguem abaixo:


A) Retrovisor: R$ 152,00 + Mão de obra (30min): R$ 104,50 = R$ 256,50
B) Retrovisor: R$ 200,00 + Mão de obra: inclusa = R$ 200,00
C) Retrovisor: R$ 160,00 + Mão de obra: gratuita = R$ 160,00

A concessionária "A", descartei logo de cara! Onde já se viu cobrar por mão de obra tão básica. Nota zero! Foi a concessionária na qual comprei o March zero.
Nas outras duas, não existia peça a pronta entrega. A promessa de entrega era de 3 a 5 dias úteis. Isso porque havia o temor de não entregar antes do Ano Novo, devido às férias coletivas de final de ano na fábrica do México.

Infelizmente, acabei fechando com a "B" antes de consultar a "C". Quis levar a "C" no mesmo dia, depois de encomendar com a "B", mas os vendedores da "B" e "C" se conversaram e o vendedor da "C", não querendo prejudicar o colega da "B", não quis mais vender pra mim. Posteriormente, iria cancelar com a "B", porém não seria mais necessário.

Acabei pagando os R$ 200,00 numa concessionária longe de casa, porém com a promessa de que seria atendido assim que chegasse e assim foi. Liguei na sexta-feira, 4 dias úteis depois do pedido (segunda-feira), e fui informado que o retrovisor direito havia acabado de chegar.

A aventura de pegar a rodovia Anchieta rumo a outro município foi um capitulo a parte. Tive que amarrar com cadarço de tênis na parte superior e na parte inferior da base de plástico do retrovisor. Depois, colei com fita adesiva larga (de caixa de mudança).


A versão abaixo da "gambiarra" não foi a final. Após esta, passei o fio sem afetar o fechamento do vidro, sai com o carro pra ver se o retrovisor caía e caiu... Amarrar apenas em baixo, proporcionou um torque mecânico durante a trepidação de uso que, ainda assim, o fez cair. Amarrar em dois pontos, superior e inferior da base do retrovisor, fez com que esse torque fosse suprimido e a fita adesiva contribuiu pra fixá-lo melhor.



Feito isso, ajustei a direção da lente do retrovisor elétrico direito (que ainda funcionava) e sai com o carro. Após me perder um pouco, apesar de estar com GPS atualizado, cheguei na concessionária "B" com a "gambiarra" firme e forte hehehe.




Lições aprendidas


1) Olhar bem quando estiver estacionando. Isso é premissa, sei, entretanto o perigo é generalizar que todas as árvores são "retas como poste" e ter dor de cabeça, como eu tive.

2) Pesquisar em mais de uma concessionária. Não economizar com ligações, ligar em, pelo menos, três concessionárias. Não encomendar com nenhuma até escolher a "concessionária vencedora" e encomendar com ela.

3) A Nissan tem um esquema interno de pedido de peças com urgência chamado TVI. Certificar-se de que o seu vendedor consegue encomendar, por não ter atingido a cota máxima de compras urgentes no mês e cobrar por prazo, ligando sempre que possível.

4) Cobrar pela nota fiscal no momento da compra. Enviar por e-mail não dá certo, já passou dois dias e não me enviaram o e-mail da nota e creio que nunca mais vão me enviar.

5) Os dois retrovisores são obrigatórios para todos os Marchs, segundo do DENATRAN. Portanto, andar sem um dos dois configura infração passível de multa.

6) Os retrovisores são itens importantes na condução do veículo. Recomenda-se sempre retrair os dois pra protegê-los.


Lições aprendidas e prejuízo pago, agora é bola pra frente!


Feliz Natal pra vocês e toda a sua família, incluindo o seu March. Sayonara!

7 comentários:

  1. Que azar...

    Vendo a frase gravada no retrovisor direito, advertindo: "objects in the mirror are closer than they appear", me fez lembrar de uma característica não tão boa do March/Versa, que é o retrovisor esquerdo plano, como regem as leis norte-americanas, que não redimensiona a imagem, ao contrário dos comuns convexos. Apesar de ter uma imagem com dimensões e distâncias iguais às do objeto, não permitem o campo de visão ampliado do convexo, mesmo que esse forme uma imagem reduzida.

    Abç e boas festas para você também!

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    1. Obrigado! Boas festas pra vc!
      Não havia reparado que o retrovisor esquerdo era plano. O campo de visão é menor, porém fica mais fácil em manobras.
      Acho interessante o retrovisor duplo, presente em um dos caminhões de pequeno porte. Uma única carcaça com dois espelhos, convexo em cima (maior), para o trânsito, e plano em baixo (menor), para as manobras.
      Abraços

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  2. Atualização: me enviaram a nota fiscal, antes da virada de ano, 3 dias depois.
    Mas... nunca se sabe... Fica a dica

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  3. Reparou que o March tem um belo ponto cego nos retrovisores? Na cidade eu não tinha me incomodado tanto, mas na estrada eu me senti bem incomodada! :)

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    1. O ponto cego existe em qualquer modelo, o que pode te incomodar, creio eu, é a diferença entre os retrovisores esquerdo e direito. O esquerdo é plano, ou seja, todas as distâncias são exatamente iguais ao "mundo real", assim como o espelho do banheiro, por exemplo.
      O direito é curvo, ou seja, ele compacta as distâncias do "mundo real" para caber mais espaço e aumentar o campo de visão do motorista. Ele traz o texto de que as distâncias não correspondem ao real, justamente por causa da legislação norte-americana, por exemplo.

      Para tirar o "ponto cego", vale à pena:
      1) Esquerdo: após olhar e antes de virar o volante, faça a "quebradinha". Vire a cabeça de modo que o nariz quase se alinhe com o ombro. Desse jeito, espelho + "quebradinha", você elimina o ponto cego.

      2) Direito: já que nesse retrovisor "cabe mais", deixe ele alinhado de forma que ele "pegue" a traseira do carro. Praticamente de 30 a 50% é ocupado pelo carro, com esse espelho, neste tipo de alinhamento.

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  4. Olá amigo! Hoje tive o retrovisor do meu versa arrancado por caminhão do exército... que não parou para ver se ficou tudo bem. Você pode me ajudar na pesquisa e passar o telefone da concessionária vencedora? Obrigado!

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    1. Olá, Caio!

      Não me lembro ao certo, porque fiz contato com as concessionárias há mais de seis meses. Pelas lembranças contidas nas entrelinhas do post e dos telefones marcados no meu celular, pode ser a Fuji Japan -- (11) 3386-3000 (Avenida Anhaia Melo) ou a Tokio Nazaré -- (11) 2066-5000 (Avenida Nazaré).

      Flw

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