quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fusível trocado

Tomada/Acendedor de cigarros voltou a funcionar no meu Nissan March

Fui à concessionária sem agendar como me foi instruído por telefone, porém, ao chegar lá, o manobrista que me atendeu me repreendeu a respeito, dizendo que eu deveria ter agendado. "Como assim??" -- pensei

Falei que fui instruído a comparecer sem agendar e que poderia ser apenas o fusível, sendo rápida a manutenção e que não seria necessário agendar. Fui indagado sobre o nome da pessoa que forneceu essa informação errada, mas não me recordava.

Apesar disso tudo, fui atendido rapidamente pela manutenção. Após 30 minutos, chegaram o chefe da manutenção e o manobrista com perguntas do tipo:

"Qual o tipo de carregador que você usa?"
"Que equipamentos você conecta no acendedor de cigarro?"

Respondi que uso o carregador em conjunto com o GPS que adquiri.


Em seguida, perguntei se eu poderia comprar um carregador "compatível com o March". Responderam que não vendiam carregadores, mas que "historicamente" o March funciona bem com os carregadores de celulares Motorola. Ri internamente e descartei a hipótese.

Depois me falaram sobre não ligar o carro com o carregador conectado. Concordei. Esta foi a única parte útil da conversa. Em verdade, fusíveis protegem equipamentos eletrônicos de surtos de eletricidade. O momento em que a bateria é mais demandada, é na partida do carro.


Enfim, carregador funcionando normalmente e sem custo algum, por estar dentro da garantia.

Abaixo segue o fusível amarelo de 20 A (ampères) que foi substituído:


Lições aprendidas:


  1. Não dar a partida com o carregador veicular ligado ao acendedor
  2. Certificar o nome da pessoa que deu informações sobre troca de peças

Até mais, galera!

21 comentários:

  1. Já tive problemas com essas informações desencontradas deles mais de uma vez... Grr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é aquela sensação de ser tratado como uma pedra no sapato deles. "Cliente, você está errado, não tem razão, mas >>vou quebrar o seu galho<<." Como se estivesse fazendo um favor...

      Atender bem o cliente definitivamente não é muito o forte das concessionárias.

      Excluir
  2. Cara, quero primeiramente te parabenizar pelo blog, pois depois que li este post economizei um monte, pois a Nissan mais próxima é 300km daqui e teria que ir lá apenas para trocar o fusível que me custou apenas 0,50 e voltou a funcionar aonde conector o carregador. Continue compartilhando seu conhecimento com seu march, pois me ajudou muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, obrigado pelo elogio.
      Fico feliz por ter te ajudado. A minha distância é menor, mas só pelo tempo e a economia de combustível, sempre vale à pena.
      Sempre que posso, aprendo com o March e, tudo o que aprendo, coloco aqui como o meu "manual de lições aprendidas".
      Aceito sugestões de novas matérias.

      Excluir
    2. https://marchok.blogspot.com.br/2013/07/outra-vez.html

      Excluir
  3. Boa tarde,

    Estou com o mesmo problema, porém meu carro é um Nissan Versa.
    Será que o tipo de fusível é o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que seja o mesmo, pois o Versa compartilha o mesmo motor que o March 1.6 e alguns componentes elétricos. Verifique na própria tampa de acesso dos fusíveis do seu Versa.

      Excluir
    2. Ok. Muito Obrigado e parabéns pelo blog

      Sucesso!!!
      Abs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, eu comprei um carregador novo da marca Belkin, e ele queimou o fusível, o meu march é 1.0 2013, eu não consigo encaixar o fusivel no lugar, ele saiu mais não entra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fusível encontrado no mercado não encaixa completamente como o anterior, original de fábrica, porém mantendo a especificação de corrente máxima (20 A), não há problemas.
      A aparência é de que o fusível está "desencaixado", mas o circuito fecha normalmente.

      Troque o fusível, ligue o carro e conecte um outro carregador na tomada para teste.

      Excluir
  6. Olá Lukas,
    Qual carregador veicular você usa?
    Eu tenho um da Belkin, que pelo aparelho usa 2.1A, porém toda vez que eu plugo, o fusível queima.
    Já levei no mecânico e ele fez o teste com um aparelho de amperagem e funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      Uso o carregador da marca Wocc (www.wocctelco.com.br). É um carregador misto, possui tomada para o carro e a tomada convencional (de casa).
      Minha opinião é testar outro carregador veicular no seu carro, para ter a certeza de que é o carregador. Esse é o meu parecer, pois acredito que seja mesmo o carregador.

      Desconheço que teste o mecânico fez, mas o correto seria ver se há um circuito fechado entre os pólos do carregador. Se há, o carregador tá em curto-circuito. Se não, não dá para descartar o problema do carregador, posto que os aparelhos elétricos possuem um estado de transiente que não pode ser medido em aparelhos de medição convencionais, só os muito caros, como osciloscópios (que imagino um mecânico nunca terá). Este "estado de transiente" para o seu carregador pode ser um "curto-circuito" momentâneo, porém longo o suficiente para queimar o fusível do seu carro.


      Maaaaasss... Antes de sair comprando, teste outro.

      É o mesmo comportamento que ocorreu com o meu antigo carregador. Aposto que seja ele o "culpado".

      Excluir
    2. Acesse o post seguinte: https://marchok.blogspot.com.br/2013/07/outra-vez.html

      Excluir
    3. Então eu testei o carregador no carro da minha mãe, que é um New Fiesta, e funcionou normal.. Eu estou com medo de colocar um carregador com amperagem maior (que eh um baratinho que eu tenho aqui) e queimar tb, rs.. Já que o de 2.1A tá queimando..
      O teste que o mecânico fez é com um aparelho que simula uma amperagem, pra ver até onde tá aguentando. O estranho é o fusível aguentar até 20A e o carregador dizer que puxa só 2.1A é mesmo assim queimar..

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Marina,

    Muito estranho funcionar com o carro da sua mãe. Com certeza, o seu carregador não está em curto-circuito. Não considero o resultado estranho nesse aparelho do mecânico, pois, como falei, dificilmente este aparelho simula transiente elétrico. É provável que no transiente a corrente supere os 20 A. As correntes de partida a frio das baterias são bem mais altas que isso.

    No meu caso, a saída do carregador é 12 V / 1000 mA (ou seja, 1 A). A corrente de entrada é maior.

    Seguem minhas recomendações:
    1) Se estiver na garantia, agende uma passagem na oficina, apontando o problema.

    2 - opcional) Se não estiver, uma última tentativa pode ser ligar o carro, antes de conectar o carregador. Isso porque o transiente de corrente é maior na partida. Repare que sempre que o carro é ligado, as luzes do painel ficam mais fracas e depois da partida ficam normais.
    Porém, existe transiente ao se conectar o carregador, ou seja, ainda há risco de queimar o fusível.

    3) Se não estiver, leve a um auto-elétrico pra verificar todo o circuito elétrico do carro e corrigir isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lukas! Na verdade, a garantia já acabou faz um tempo.. eu vou comprar um carregador de 1A e testar.. o que ele me disse é que nos outros carros a amperagem do acendedor é até 30A e na especificação do March tá falando pra usar só 20A, então pode ser essa a diferença que funciona no da minha mãe e no meu não.

      Excluir
    2. OK, Marina. Depois nos conte como foi a experiência com o carregador de 1A.
      Com certeza, concordo com o ponto de que o fusível de 20A deve ser mantido.

      Excluir