domingo, 21 de julho de 2013

Trânsito louco

um relato de trânsito louco

Durante esta semana, deparei-me com uma cena triste. Estava trafegando por uma rodovia que sai de São Paulo, em horário de pouco tráfego e me deparo com um GM Celta vermelho na faixa de rolamento mais à esquerda (maior velocidade). Educadamente, pisco o "pisca" esquerdo, pedindo passagem.

Ele dá passagem, até aí tudo bem.


Posteriormente, ele faz questão de retornar logo atrás do meu carro, sendo que eu estava sendo seguido por um sedã preto, logo atrás. E, mesmo eu acelerando cerca de 20% acima da velocidade da via, ele continuava colado e pedindo passagem para mim, com o mesmo "pisca" esquerdo ligado.

Lastimável.


Minha reação não foi das melhores. Meu conhecimento de Celta é que a motorização fraca dele chega a 1.4, abaixo da minha, e pisei fundo, deixando ele um pouco mais atrás.

Em tom de provocação, liguei o pisca-alerta e deixei de acelerar. Nervoso, ele veio logo atrás e colou novamente no meu March. Fui desacelerando, já que vi que estava entrando "na onda" dele. Ele foi ficando ainda mais bravo, vendo que não conseguia mais me provocar, saiu de trás e foi cortando perigosamente até conseguir me passar, duas faixas de rolamento à direita e ergueu o braço para fora da janela.


"Vai, trouxa!!!!"
Falei de dentro do carro, sem abrir o vidro.


Sinceramente, do jeito que ele passou correndo, achei que ele fosse bater o carro mais adiante...



Tudo isso pra quê? Pra nada, ou pior, poderia envolver inocentes em um acidente.
Agi errado, porque agi por impulso. Um motorista mais bem treinado em direção defensiva, teria deixado ele passar novamente na primeira vez que ele pediu, como um "nobre babaca, dirigindo um jegue" que ele é e daria risada de tudo.


Lembrei do filme Encurralado de 1971 de Steven Spielberg:


Título original -- "Duel" = Duelo -- entre um cara e um caminhoneiro furioso.


Não buzinei, nem usei farol lanterna, normal ou alto, muito menos farol de neblina (que nem tenho).

Vocês acham que é errado pedir passagem com o pisca?
O que você faria no meu lugar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário